Federer bate Simon e iguala recorde de vitórias em Paris

O suíço Roger Federer conseguiu mais um feito histórico neste domingo. Ele teve muito trabalho, mas derrotou o francês Gilles Simon por 3 sets a 2, com parciais de 6/1, 4/6, 2/6, 6/2 e 6/3, e igualou o recorde de vitórias em Roland Garros. Foi o 58.º triunfo do número 3 do mundo no Grand Slam francês, mesmo número do argentino Guillermo Vilas e do italiano Nicola Pietrangeli.

Além de lhe garantir o recorde, a vitória deu a Federer uma vaga nas quartas de final do torneio. Ele terá pela frente outro francês, Jo-Wilfried Tsonga, cabeça de chave número seis, que eliminou neste domingo o sérvio Viktor Troicki com facilidade, por 3 sets a 0, com triplo 6/3.

E a vitória que lhe garantiu a marca foi a mais suada de Federer nesta edição de Roland Garros. O suíço, que não havia perdido sequer um set até o momento, chegou a estar perdendo por 2 a 1, mas reagiu e atropelou o adversário nos últimos dois sets para avançar.

Na primeira parcial, Federer dominou a partida, quebrou três vezes o saque do adversário e fechou com facilidade. Mas Simon acordou no segundo set, passou a aproveitar melhor os games em seu serviço e fechou. O cenário foi mantido na terceira parcial, na qual o francês venceu 93% dos pontos em que acertou o primeiro set.

Quando parecia que Simon arrancaria para a vitória, Federer voltou para o jogo e aí foi a vez do suíço aproveitar melhor os games em que sacou. O francês ainda assustou no final, no nono game do quinto set, mas então encontrou uma sequência de bons saques e garantiu o triunfo.

Outro jogo disputado neste domingo e que foi a cinco sets envolveu Tommy Robredo e Nicolas Almagro. Robredo começou perdendo por 2 a 0, mas conseguiu a virada e faturou a vaga nas quartas de final ao fazer 6/7 (5/7), 3/6/, 6/4, 6/4 e 6/4. Agora o espanhol terá pela frente seu compatriota David Ferrer, que passou por Kevin Anderson.

Voltar ao topo