Após três anos

Maracanã festeja seleção desacreditada contra Inglaterra

É um amistoso, jogo para políticos, autoridades e cartolas fazerem festa. Afinal, depois de quase três anos o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, principal templo do futebol brasileiro – e mundial -, vai ser reaberto. Remodelado, moderno, de acordo com o “padrão Fifa”. Mas, para a seleção brasileira, o jogo deste domingo, às 16 horas, contra a Inglaterra tem pouco de festivo. Ao contrário, pode começar a definir o rumo de uma equipe até aqui desacreditada.

A partida contra os ingleses é o primeiro e importante passo de uma caminhada que tem como objetivo inicial o título da Copa das Confederações – e como objetivo máximo a sexta conquista da Copa do Mundo, no ano que vem. Para Luiz Felipe Scolari, é o momento de começar a montar de fato o time e também de apresentar resultados que deem início ao processo de reconquista do torcedor brasileiro que ele preconiza desde que assumiu pela segunda vez o cargo.

O treinador tem um motivo especial para querer a vitória neste domingo. Ele reestreou na seleção com uma derrota justamente para os ingleses, por 2 a 1, no início de fevereiro, em Londres. “Claro que eu queria ganhar. Mas o jogo no Maracanã vai ser diferente”, tem prometido desde então.

Para isso, Felipão mandará a campo o time que considera ideal pelo menos neste momento. Um defesa forte e razoavelmente experiente – Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo -; um meio de campo com dois volantes, Fernando e Paulinho, que têm como primeira obrigação proteger a defesa; e um meia criativo, Oscar. No ataque, tem dúvida entre Hulk, um jogador com mais fôlego e mais solidário, e Lucas, versátil mas que não volta tanto para marcar. Além de Neymar, que dispensa comentários, apesar de ainda não ter feito uma atuação daquelas consideradas inesquecíveis com a camisa da seleção.

O time só não é o ideal porque Fred, com um problema na costela, deve ser poupado. Nesse caso, jogará Leandro Damião, igualmente um jogador de área.

O retrospecto de Felipão não é muito animador – três empates, uma derrota e apenas uma vitória, sobre a fraca Bolívia, em cinco jogos -, mas os jogadores acreditam que, a partir de agora, a situação vai melhorar.

O volante Paulinho é um dos jogadores otimistas. “Agora é concentração total na seleção e na Copa das Confederações. Com tempo para treinar, conseguiremos bons resultados e tomara que isso comece já no domingo”, disse.

BONITO POR DENTRO… – O Maracanã, que deverá receber 74 mil pessoas, vai servir para testar várias áreas operacionais visando à Copa das Confederações. O atendimento e a orientação ao público, a rapidez no acesso aos lugares e o funcionamento das lanchonetes estarão entre os itens testados.

O acesso também será avaliado. Mas vai ser difícil passar no teste. O entorno do Maracanã é um canteiro de obras, o amistoso chegou a ser suspenso pela Justiça por falta de segurança e o torcedor deverá sofrer para chegar ao estádio.

Voltar ao topo