CBA pune 14 carros da Stock por passarem sobre bueiro

Principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car sofreu mais um duro golpe de credibilidade neste sábado. Horas depois da definição do grid de largada para a etapa de Brasília, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) anunciou a punição a 14 carros por eles terem passado por cima de um bueiro nas suas voltas rápidas do treino de classificação.

Júlio Campos, Denis Navarro, Ricardo Zonta, Nonô Figueiredo, Luciano Burti, Duda Pamplona, Tuka Rocha, Felipe Lapenna, David Muffato, Lico Kaesemodel, Max Wilson, Diego Nunes, Sérgio Jimenez e Valdeno Brito foram os punidos por “descumprirem as determinações contidas na decisão de número 1 dos comissários desportivos”, diz a nota publicada no site da CBA.

A decisão está relacionada a um problema na zebra da curva 1 do Autódromo Nelson Piquet. Ali, a tampa de um bueiro passou a colocar em risco a segurança dos pilotos. Por isso, o primeiro treino livre do dia, pela manhã, atrasou em horas, atrapalhando toda a programação do dia.

Mais cedo, a Vicar, que organiza a Stock, explicou o problema por meio de nota: “Os treinos da Stock Car foram paralisados por questão de segurança. Organizadores tentam resolver a questão das armações de ferro, uma espécie de ralo, colocadas sobre as tampas de concreto fixadas sobre os bueiros nas laterais da pista e justamente onde os carros apoiam parte dos pneus na busca pelos tempos mais rápidos. O Autódromo de Brasília passou por algumas reformas para receber esta etapa da Stock Car”.

A CBA então decidiu proibir que os carros passassem por lá, como forma de manter a corrida para este domingo mesmo com o problema na pista. A punição afeta 14 carros, mas nenhum dos nove primeiros colocados no grid. Também foi punido Max Wilson, por atrapalhar a volta rápida de Valdeno Brito.

Thiago Camilo larga na pole na prova prevista para às 11h deste domingo. Ele terá Marcos Gomes como companheiro na primeira fila. Atrás, Cacá Bueno e Daniel Serra. Rubens Barrichello sai em sétimo.

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