Em jogo ruim, Santos e Grêmio empatam na Vila Belmiro

No primeiro jogo depois da demissão de Muricy Ramalho, o Santos não empolgou. Numa partida de pouquíssimas emoções, a equipe comandada pelo interino Claudinei Oliveira saiu atrás num gol de Vargas logo no início e achou o empate num pênalti batido por Willian José. No fim, o empate em 1 a 1 com o Grêmio, na tarde deste sábado, na Vila Belmiro, acabou retratando uma partida em que nenhum dos dois times mereceu vencer.

Iniciando uma renovação depois da saída de Neymar para o Barcelona e a demissão de Muricy, o Santos encerra a terceira rodada do Brasileirão sem ainda ter vencido, com apenas dois pontos. O Grêmio, em dois jogos, tem quatro pontos. Na quarta, os paulistas pegam o Criciúma, fora de casa. Os gaúchos recebem o Vitória.

O JOGO – Sem Neymar e Muricy, o Santos começou o jogo desnorteado e deu espaços para o Grêmio principalmente pelas laterais, com Pará e Alex Telles. O gol, aos 11 minutos, saiu do talento de Zé Roberto. O meia deu passe em profundidade, nas costas da zaga, e deixou Vargas cara a cara com Rafael. O chileno foi frio e bateu no contrapé do goleiro para fazer o que pode ter sido o último gol dele pelo Grêmio. Emprestado, pode voltar ao Napoli durante a Copa das Confederações. Antes dela, vai servir à seleção chilena.

O Santos de Claudinei Oliveira demorou, mas acordou e passou a dominar o jogo. Mas Montillo e Cícero não estavam num dia inspirado e a bola chegava pouco a Neilton e Willian José. Tanto que a melhor chance santista no primeiro tempo foi num chute de Léo, de longe, por cima do travessão.

O Grêmio recuou depois do gol e passou o restante do primeiro tempo sem assustar. O panorama não mudou depois do intervalo, exceto num lance de Vargas, que cruzou rasteiro na área. Rafael se antecipou para tirar antes de a bola chegar a Barcos, trombou com Renê Júnior, e precisou receber atendimento médico.

Como o jogo estava longe de ser bom, os dois técnicos tentaram mudar o panorama. Luxemburgo tirou Barcos para colocar Kleber. Claudinei foi corajoso. Sacou Renê Júnior para mandar a campo o atacante Gabriel e tirou Montillo, vaiado, para dar lugar a Felipe Anderson.

Não que a partida tenha melhorado, mas o Santos chegou ao empate. Após bola cruzada na área, Souza tentou dominar uma bola no peito e ela escorregou até sua mão. Pênalti que Willian José bateu com força, no meio do gol, para fazer o primeiro dele com a camisa santista.

Nos 15 minutos finais (contando acréscimos), os dois times criaram chances de vencer. Primeiro Vargas deu drible seco para tirar dois marcadores, invadiu a área, mas chutou torto. Na sequência, Neilton tabelou com Felipe Anderson e bateu rasteiro. Dida pegou no cantinho.

Aos 41, Rafael salvou o Santos e o trio de arbitragem. Elano cruzou na área e Kleber, claramente impedido, cabeceou para ótima defesa do goleiro. O árbitro Marcelo de Lima Henrique não parou o lance.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 1 X 1 GRÊMIO

SANTOS – Rafael; Galhardo (Alan Santos), Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior (Gabriel), Arouca, Cícero e Montillo (Felipe Anderson); Neilton e Willian José. Técnico – Claudinei Oliveira (interino).

GRÊMIO – Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Adriano (Ramiro), Souza (Guilherme Biteco), Elano e Zé Roberto; Vargas e Barcos (Kleber). Técnico – Vanderlei Luxemburgo.

GOL – Vargas, aos 11 minutos do primeiro tempo, e Willian José, de pênalti, aos 33 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ).

CARTÕES AMARELOS – Arouca, Léo, Zé Roberto, Vargas, Souza, Werley e Pará.

RENDA – R$ 183.845,00

PÚBLICO – 6.329 pagantes.

LOCAL – Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

Voltar ao topo