Ponte Preta quer evitar clima de revanche no Pacaembu

A eliminação da Ponte Preta nas quartas de final do Campeonato Paulista após a derrota para o Corinthians, por 4 a 0, gerou uma forte frustração do lado do time campineiro. Interna, dos dirigentes, comissão técnica e jogadores, e externa, da torcida e da imprensa. Por isso, a maior preocupação do técnico Guto Ferreira é evitar que este jogo no estádio do Pacaembu, neste sábado, às 21 horas, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, tenha o espírito de vingança. Pelo contrário, “deve ser encarado sem revanchismo ou sem mágoa no peito e que estejamos focados apenas em buscar os três pontos”.

Guto Ferreira fez questão de distinguir as duas competições. “Lá no Paulista nós decidimos a vaga num jogo, mas aqui no Brasileiro este jogo tem valor de três pontos igual a todos os 38 jogos e, por isso mesmo, são importantes”. O técnico fala com naturalidade, mas sabe que balançou no cargo após a eliminação precoce no Paulistão, sofrendo inclusive um forte processo de fritura promovida por alguns dirigentes.

Só que Guto Ferreira se segurou em campo, com resultados positivos. Ele conquistou o Troféu do Interior em cima do Penapolense e passou as duas primeiras fases da Copa do Brasil descartando o jogo de volta contra Itabaiana-SE e Bragantino. Esta façanha foi única na competição.

Este jogo será o terceiro contra o Corinthians na temporada. Na segunda rodada do Paulistão, no Pacaembu, a Ponte Preta venceu por 1 a 0, perdendo depois nas quartas, em Campinas. Este duelo tem, portanto, o caráter de “negra”.

E o time campineiro vai adotar um esquema tático diferente. Após estrear perdendo em casa para o São Paulo, a Ponte Preta venceu o Flamengo, em Juiz de Fora (RJ), apresentando uma formação tática diferente. O diferencial está na presença de três volantes: Baraka, Magal e Fernando. “Na verdade, o Fernando é mais um meia porque sai mais para o jogo. Vamos usar um esquema próximo do 4-3-1-2”, explicou Guto Ferreira, conhecido por ser um grande teórico. Chiquinho será o único meia de marcação, enquanto que Rildo e William formarão a linha ofensiva.

A única mudança em relação ao time que atuou em Minas Gerais será a entrada de Rodrigo Biro na lateral esquerda no lugar de Uendel. O seu contrato de empréstimo com o Grêmio terminou nesta sexta-feira e não houve como a Ponte Preta registrar seu novo vínculo por dois anos. Isso porque a CBF ficou fechado devido ao feriado de quinta. Já o meia Ramirez deixou de ser opção por pertencer ao próprio Corinthians e também por estar servindo a seleção do Peru.

Voltar ao topo