Dupla desafia tabu da Série D do Brasileiro

Hoje acontece o pontapé inicial da Série D do Campeonato Brasileiro. Representando o futebol paranaense, Londrina e J.Malucelli tentarão um inédito título da competição e também uma vaga na Série C, que no ano passado, bateu na trave. Dono da melhor campanha da primeira fase, o Cianorte caiu nas quartas de final, diante do Mogi Mirim, nos pênaltis.

Participar da Terceira Divisão nacional é raro para o futebol do Estado. A mais recente participação foi em 2008, quando Jotinha, Toledo e Engenheiro Beltrão foram os representantes paranaenses. No entanto, isso só aconteceu por que, até aquela temporada, não existia a Série D – criada em 2009, quando, curiosamente, o J.Malucelli, ainda como Corinthians Paranaense, e o Londrina foram os primeiros paranaenses no torneio.

O acesso no campo para Terceirona nacional é algo inédito para os clubes paranaenses. Mas desta vez, os dois representantes do Estado, por aquilo que apresentaram ao longo do Estadual, surgem como candidatos ao acesso. J. Malucelli e Londrina estão no mesmo grupo nesta primeira fase – o A8 -, ao lado de Botafogo-SP, Metropolitano-SC e Lajeadense-RS. Nesta fase inicial, são 8 chaves com cinco equipes, sendo que as duas melhores de cada grupo avançam para a próxima fase (as oitavas de final) que será disputada no sistema mata-mata.

Caso avancem, os dois paranaenses podem se reencontrar em uma eventual quartas de final. Caso isso ocorra, o futebol estadual, automaticamente, terá seu representante classificado para a Série C de 2014. O primeiro a entrar em campo é J.Malucelli, que enfrenta a Lajeadense, hoje, às 16h, na Arena Alviazul, em Lajeado. O Tubarão só fará sua estreia na segunda rodada, justamente contra o Jotinha, no Ecoestádio.

Voltar ao topo