Pirelli reafirma legalidade de testes com a Mercedes

O criticado teste realizado por Pirelli e Mercedes em Barcelona, na Espanha, segue repercutindo no mundo da Fórmula 1 e, para evitar ainda mais comentários, a fornecedora única de pneus da categoria veio a público nesta sexta-feira. A empresa voltou a negar qualquer tipo de favorecimento à equipe alemã e garantiu que agiu dentro do regulamento.

A Pirelli confirmou que os pilotos titulares da Mercedes (Lewis Hamilton e Nico Rosberg) participaram do teste com o carro que utilizam no campeonato, mas negaram que a equipe alemã tenha se favorecido. Segundo a empresa italiana, os pneus testados será utilizados na Fórmula 1 apenas no ano que vem e não na atual temporada.

“Os testes foram feitos com pneus que ainda não foram usados e nem serão no Campeonato Mundial de 2013. O foco estava em 2014”, declarou o diretor de esportes a motor da Pirelli, Paul Hembery . “Os testes foram às cegas. A Mercedes não fazia ideia, e ainda não faz, do que estava sendo testado. Não havia benefício. O benefício era para a Pirelli e para a Fórmula 1 no geral.”

Hembery revelou ainda que a Pirelli ofereceu a diversas equipes a possibilidade de participarem do teste, mas disse que a Mercedes foi a primeira. A empresa italiana já havia se defendido quando a polêmica se instaurou, alegando que seu contrato com a FIA lhe permite chamar equipes para ajudar nas suas atividades.