Valdés diz que ‘peso do Barça’ determinou sua saída

Victor Valdés fez história no gol do Barcelona. Foram 12 anos como profissional e uma longa era como titular, passando por aqueles que foram os anos mais vitoriosos da história do clube. A experiência e a identificação de alguém formado no próprio Barça, como Iniesta, Xavi, Puyol e Messi, fizeram dele um dos pilares da equipe. Mas essa trajetória tem data para chegar ao fim, já que ele anunciou em janeiro que não renovará seu contrato, que termina no meio do ano que vem.

Após cerca de quatro meses fugindo da imprensa, Valdés veio a público nesta sexta e explicou que o peso de ser titular do Barça por tanto tempo o levou a essa decisão. “São 20 anos de casa, uns dez na base e 12 na equipe principal. Tive a sorte de dividir vestiário com os melhores do mundo e levantar todos os títulos. O Barça me deu tudo, devo muito ao clube. Mas ser goleiro desse time pesa muito e desde pequeno senti a responsabilidade. A decisão foi amadurecendo a cada temporada.”

Valdés ainda explicou que anunciou sua decisão com bastante antecedência para dar tempo ao Barcelona de procurar um substituto e evitar especulações com seu nome por parte da imprensa. “Para evitar especulações me vi obrigado a fazer o comunicado. O clube tinha outra opinião. Sei que pode ter gente decepcionada e peço desculpas, não era minha intenção. Fiquei de frente para os torcedores, com sinceridade e transparência”, afirmou.

Apesar do anúncio, o goleiro não revelou qual será seu futuro, enquanto o Barça também não se posicionou sobre a busca por seu substituto. Valdés garantiu, no entanto, que tentará fazer o melhor pelo clube até seu último dia de contrato. “Estou aberto para buscar a melhor solução para que o Barça e eu saiamos ganhando. Defenderei essa camisa e esse escudo até o último dia.”

Em sua trajetória no Barcelona, Valdés conquistou seis títulos do Campeonato Espanhol, dois da Copa do Rei, cinco da Supercopa da Espanha, três da Liga dos Campeões e dois da Supercopa Europeia. Ciente da importância do clube em sua vida, o goleiro limitou-se a agradecer. “Nem em 50 vidas devolverei tudo que o Barça me deu. Sempre me senti muito valorizado”, garantiu.

Voltar ao topo