Série B

Paraná Clube encara o Oeste com uma meta bem definida

O Paraná Clube volta a campo hoje, às 21h50, em Itápolis-SP, em sua terceira partida na Série B deste ano. Frente ao Oeste, o time de Dado Cavalcanti luta para se manter no G4. O treinador não fala em minimetas, mas não esconde o objetivo de fechar o período pré-Copa das Confederações no “pelotão de frente” da competição. O Tricolor tenta recuperar, fora de casa, os pontos que deixou de somar na terça-feira passada, quando só empatou com o São Caetano, na Vila Olímpica do Boqueirão.

Apesar do desgaste do grupo – por conta de jogos extenuantes e viagens longas -, Dado decidiu não poupar ninguém. “Vamos esquecer dessa palavra (cansaço). Acho que está tudo caminhando muito bem e sempre que puder repetir a formação, vou fazê-lo”, avisou o técnico paranista. Fiel às suas diretrizes, procura dar o mesmo tratamento aos jogos, não importando o local dos mesmos. “Fora ou em casa, o time precisa de um padrão. É isso que estamos tentando colocar. Às vezes, pode acontecer de não dar certo, mas a postura do time não pode mudar a todo instante”, disse o técnico.

Com base nos confrontos contra ABC e São Caetano, as orientações estão sendo totalmente assimiladas pelo grupo. Em João Pessoa ou em Curitiba, o Paraná conseguiu imprimir o “futebol intenso” apregoado por Dado Cavalcanti, e foi um time que jogou sempre em função dos gols. Talvez reflexo dessa postura, o Tricolor é um dos poucos times que ainda não sofreram gols nesta Série B. Além do time paranaense, somente as defesas de Palmeiras, Ceará e São Caetano ainda não foram vazadas. “Creio que essa estabilidade é resultado de uma aplicação coletiva. Quando se fala em defesa, são seis, sete jogadores envolvidos e não só a dupla de zaga”, lembrou o experiente Anderson, um dos mais regulares do grupo após um ano de clube.

Hoje, Anderson faz apenas o terceiro jogo ao lado de Brinner. “Tivemos uma boa adaptação. Gostava muito de jogar com o Alex (Alves). Só que cada treinador tem a sua escolha. Mas tenho certeza que estamos bem servidos neste setor”, comentou. Com a nova zaga, o Paraná persegue a segunda vitória na competição, diante de um time ainda invicto. O Oeste empatou seus dois jogos. “Eles têm um time equilibrado e que sabe usar muito o fator campo”, avisou Dado, usando o conhecimento adquirido no Paulistão, quando dirigiu o Mogi Mirim.