Decisivo para o Coxa, ídolo Alex está cansado

Decisivo para o Coritiba, o meio-campo Alex está cansado. Não é para menos. Do alto de seus 35 anos, o jogador já esteve em campo em mais de 70% dos compromissos do Alviverde neste 1.º semestre, disputou 21 das 29 partidas oficiais, e é o 6.º que mais jogou no elenco. A conta dessa maratona começa a ser cobrada. Passadas duas rodadas do Brasileiro, Alex ainda não emplacou uma atuação ao seu melhor estilo.

Não fosse a importância que tem para o clube, as recentes atuações já seriam suficientes para questionar a titularidade de Alex. Na temporada que marca seu retorno ao futebol brasileiro, depois de 8 anos atuando na Turquia, o jogador sente o reflexo do calendário brasileiro. Após uma campanha irretocável ao longo do Paranaense, seu rendimento caiu. No empate sem gols contra o Bahia, quarta-feira passada, ele foi sacado pelo técnico Marquinhos Santos aos 19 da etapa final, sob vaias dos poucos torcedores presentes ao estádio Pituaçu.

Marquinhos Santos aponta o pouco tempo de recuperação entre as partidas como causa pela queda de produção do meia. “O Alex é um atleta que se entrega e se doa ao máximo. Ele não consegue dosar durante a partida. Temos conversado muito sobre isso com ele, que é um jogador de suma importância. Mas para que tenhamos o Alex num volume maior de jogo ele vai ter que ter esse controle e equilíbrio técnico e tático, a fim de que tenhamos uma sequência de jogos com ele. Mas essa situação de jogos em série, e com pouco intervalo de recuperação, faz com que ele sinta, até em função da idade. Isso é natural”, analisa o treinador.

Por conta disso, Marquinhos Santos não descarta promover um rodízio para poupar a integridade de Alex e contar com atuações em alto nível do jogador. Se decidir poupá-lo, o substituto imediato é Lincoln, que já pede passagem no time titular. “A gente é um grupo e já provamos para o Marquinhos que temos um elenco forte, onde qualquer um pode jogar. Mas a escolha vai ser sempre dele e a gente respeita. É claro que a gente tem vontade de jogar mais, todos querem, mas respeitamos a opinião do treinador”, disse.