Luta, squash e beisebol podem entrar nos Jogos de 2020

Luta, squash e beisebol/softbol são os esportes que têm chances de entrar no programa da Olimpíada de 2020, ainda sem sede definida. Os três foram selecionados nesta quarta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), numa disputa que contava com outros cinco candidatos, e agora terão que passar pela aprovação na assembleia da entidade, marcada para o dia 8 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Em reunião realizada nesta quarta-feira, em São Petersburgo, na Rússia, o Comitê Executivo do COI analisou os oito esportes que se candidataram para entrar no programa olímpico em 2020 – para os Jogos do Rio, em 2016, as modalidades participantes já estão definidas. E, diante da escolha dos três vencedores, caratê, patinação artística, escalada, wakeboard e kung fu acabaram sendo preteridos.

Um dos esportes mais tradicionais da história, presente desde a primeira edição da Olimpíada, em Atenas/1896, a luta tinha sido tirada do programa olímpico pelo próprio COI em fevereiro – a entidade alegou vários critérios para fazer tal escolha, principalmente o interesse do público. Mas a decisão provocou surpresa e revolta, com alguns lutadores chegando a devolver suas medalhas olímpicas em protesto.

A luta, então, realizou algumas mudanças para atrair maior interesse do público, o que foi elogiado recentemente pelo presidente do COI, Jacques Rogge. Além disso, países tradicionais como Rússia e Estados Unidos fizeram pressão para que a decisão da entidade fosse revertida. E, com isso, agora tem a chance de voltar ao programa olímpico – para os Jogos do Rio, no entanto, o esporte tem presença confirmada.

Antes da luta, os últimos esportes a saírem do programa olímpico foram justamente beisebol e softbol, que deixaram de fazer parte desde os Jogos de Pequim, em 2008. Para conseguir voltar, as duas federações resolveram unir forças no processo de candidatura para 2020, o que ajudou a superar a triagem inicial do COI finalizada nesta quarta-feira. Enquanto isso, o squash tenta entrar na Olimpíada pela terceira vez.

Além de definir mudanças no programa olímpico, a assembleia do COI em setembro vai eleger a sede da Olimpíada de 2020. As cidades de Madri (Espanha), Istambul (Turquia) e Tóquio (Japão) são as três candidatas para receber o evento depois da edição de 2016 no Rio.

Voltar ao topo