Coxa vai à Bahia pra apagar má fase como visitante

Embalado pela vitória por 2 x 1 contra o Atlético-MG, o Coritiba tem na partida de hoje à noite, frente ao Bahia, a possibilidade de consolidar mais um passo dentro da minimeta estabelecida até a paralisação para a Copa das Confederações, que é ir para o recesso dentro do G4. Para atingir o objetivo, o desempenho do Alviverde, atuando como visitante, terá que ser muito superior ao do ano passado. Dos 19 jogos fora de casa que disputou em 2012, a equipe somou 3 vitórias, 4 empates e 12 derrotas, com inexpressivos 22,8% de aproveitamento números que lhe renderam o rótulo de time de pijamas.

Para o compromisso, o técnico Marquinhos Santos vai escalar a mesma formação que iniciou a partida contra o Galo, domingo passado. Sem problemas com cartões, e com Rafinha vetado pelo departamento médico, a intenção do treinador é dar sequência e entrosamento ao time que tem como base Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Denis; Júnior Urso, Gil, Robinho e Alex; Geraldo e Deivid. Marquinhos Santos quer que o comportamento da equipe, atuando fora de casa, seja o mesmo apresentada no Couto Pereira.

Por isso, a postura tática deverá ser a mesma empregada na rodada anterior quando o time, compacto, teve personalidade para reverter um placar contrário de 1 x 0. “O fator casa, principalmente quando a torcida abraça e joga junto com o time, é um diferencial do Coritiba dentro do Couto Pereira. Fora de casa, a postura passa pela estratégia de jogo. Temos que ter compactação, como já houve contra o Atlético-MG, tanto atacando quanto defendendo. É a mesma equipe, até para que se tenha a seqüência de trabalho”, disse o treinador.

O ambiente encontrado em Salvador, no entanto, deverá ser de dificuldades. O tricolor baiano vive péssimo momento, dentro e fora de campo, e quer arrumar a casa. O único fator positivo ao Coxa é que, em virtude da fase negativa vivida pelo adversário, seus torcedores se mobilizaram para a partida contar com público zero. Mesmo assim, o experiente atacante Deivid prega respeito ao Bahia, e aponta a inteligência tática, bem como a manutenção do time, como fatores positivos para o Coritiba sair vitorioso no primeiro desafio fora de casa. “Sabemos da situação do Bahia, de ter perdido o estadual e o primeiro jogo (do Brasileiro) mas é um time grande e merece nosso respeito. Vamos encontrar dificuldades, mas vamos desenvolver nosso jogo. Temos que ter inteligência, por que no Campeonato Brasileiro a vitória vem nos detalhes”, afirma Deivid.