Há seis anos, portões eram lacrados no estádio Pinheirão

Amanhã, o Pinheirão completa seis anos da sua interdição, que ocorreu no dia 30 de maio de 2007. Na ocasião, a 18.ª Vara Civil de Curitiba, atendendo solicitação do Ministério Público do Paraná, lacrou e fechou as portas do local.

A versão oficial é que o estádio continha irregularidades, como falta de pagamentos da reforma feita em 2002 e também a falta de alguns laudos que garantiriam a segurança e a saúde dos torcedores. Para regularizar tudo, era preciso um investimento de R$ 1 milhão em obras. Mas nos bastidores, a manobra seria para facilitar a escolha da Arena da Baixada como a sede de Curitiba para a Copa do Mundo de 2014, como de fato aconteceu, uma vez que o Pinheirão também era candidato.

A última partida no estádio aconteceu no dia 11 de março de 2007, quando o J.Malucelli perdeu para o Cianorte por 2 x 1, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Depois disso, o Pinheirão foi usado apenas para treinamentos pela equipe do Paraná Clube, que, no dia da interdição, estava a caminho do estádio quando recebeu a notícia de que não poderia mais usá-lo.

De lá pra cá, o que se viu foi um terreno abandonado, cuidado apenas por alguns cães de guarda, que quase desapareciam em meio a um gramado que mais parecia uma floresta. A situação só foi amenizada em junho de 2012, quando o Grupo Destro comprou o terreno e agora estuda o que fazer com o ex-estádio, que um dia sonhou em sediar jogos de Copa do Mundo.