Aos 77, Blatter se diz contra limite de idade na Fifa

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, dá claros sinais de que quer se perpetuar no cargo e nesta segunda-feira defendeu que não haja limites de idade para os cartolas de sua entidade. Em entrevista ao site da Fifa, Blatter estimou que considera a medida “discriminatória”. Dirigentes esportivos consultados pela reportagem indicaram que essa seria mais uma indicação de que, em 2015, Blatter tentará uma vez mais se eleger.

Nesta semana, a Fifa dá início a seu congresso anual e que aprovará uma série de mudanças nos estatutos da entidade. A meta era a de reformar a Fifa. Mas a realidade é que as decisões afetarão apenas de forma cosmética o funcionamento da entidade e servirão apenas como um esforço de marketing de Blatter para tentar mostrar uma nova imagem da Fifa.

Pouco a pouco, cada uma das ideias tidas como revolucionárias foram sendo aguadas. Uma das propostas que se discutia era o estabelecimento de uma idade máxima para um cartola servir. Nesta segunda, porém, Blatter já enterrou a ideia. “Não sou eu quem tenho de decidir. Estamos num processo democrático com os votos de cada associação”, disse. “Mas, pessoalmente, eu já disse que sou contra o limite de idade já que acredito que não é um critério relevante”, apontou.

“Nem todos somos iguais aos 60, 70, 80, etc. Poderia ser algo até discriminatório”, insistiu. “O que faz a diferença é a paixão”. A ideia vai à voto na sexta-feira. Mas o “não” de Blatter dificilmente será revertido.

Ele já está em seu quarto mandato e, com 77 anos, veria suas novas chances de ser eleito minadas com um limite de idade. Mas nas últimas semanas vem insinuando que quer um novo mandato a partir de 2015, por mais quatro anos.

Blatter, porém, se diz favorável a uma limitação de número de mandatos por cartola. Mas, nesse caso, ela só valerá a partir da próxima eleição, quando ele mesmo poderá se apresentar.

Voltar ao topo