Tricolor quer manter embalo da estreia contra o Azulão

O Paraná Clube entra em campo hoje, às 15h, na Vila Olímpica do Boqueirão, disposto a manter o embalo da estreia. A vitória sobre o ABC, no sábado passado, trouxe confiança ao grupo e renovou as esperanças da torcida. Resultado não apenas da vitória, mas do futebol convincente apresentado pelo time de Dado Cavalcanti. Exigente, o treinador quer mais, mas preferiu não antecipar a escalação que encara o São Caetano.

A preocupação maior está no desgaste do grupo – uma rotina nesta Série B. “As viagens, em sua maioria, são muito desgastantes. Vamos avaliar bem o grupo antes de definir a escalação. Joga quem puder me dar 100%”, avaliou Dado. No que depender do treinamento, porém, o técnico poderá repetir a mesma formação utilizada em João Pessoa-PB. Nenhum dos onze titulares foi poupado do treino realizado ontem, no campo auxiliar da Vila Olímpica.

É claro que o treino foi de baixa intensidade. No aquecimento, um futevôlei para os dez jogadores de linha. Depois, um rápido ensaio tático, onde Dado Cavalcanti procurou fortalecer o entrosamento do time. “Isso, a gente só ganha com sequência. Então, minha ideia é mexer o menos possível, somente numa necessidade”. Ciente da maratona de cinco jogos, o treinador quer seu time jogando de forma intensa, como foi na estreia. “Temos alguns pontos a melhorar e isso vai acontecer jogo a jogo”.

Apesar da provável manutenção do time, o Paraná será obrigado a mudar sua característica de jogo. O gramado da Vila Olímpica não permite a troca rápida de passes, o que impossibilita o futebol envolvente aplicado diante do ABC. “Na Série B, é assim. Você precisa de um time capaz de se adaptar à necessidade do jogo. Teremos uns gramados bons e outros ruins. Teremos uns estádios grandes e outros acanhados. O objetivo é jogar bem sempre”, avisou Cavalcanti.

Na questão estratégica para o jogo desta tarde, Dado alertou para o cuidado em relação às jogadas aéreas do São Caetano. “É um time que usa muito esse recurso, pois possui jogadores de estatura elevada”, frisou. Para o treinador, o Azulão não chega enfraquecido para esta Série B, mesmo tendo sido rebaixado no Paulistão. “Eles já tinham boa qualidade técnica e reforçaram-se bastante. Vejo o adversário, hoje, com um bom poder de competitividade. Temos que ter muito cuidado”, alerta.