Paula é selecionada para o Hall da Fama da Fiba

O Brasil terá mais um representante no Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (Fiba). Nesta segunda-feira, a entidade máxima da modalidade confirmou que a ex-jogadora Paula está entre os 12 nomes da classe de 2013, que será premiada com uma cerimônia no dia 19 de junho.

Paula aparece na lista ao lado de outros nomes consagrados do basquete mundial, sendo o principal deles o do pivô David Robinson, que fez história atuando pelo San Antonio Spurs, da NBA. Além deles, foram nomeados quatro atletas, três técnicos, dois árbitros e um colaborador para a classe de 2013.

“A classe de 2013 do Hall da Fama da Fifa é verdadeiramente especial”, declarou o secretário-geral da entidade e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), Patrick Baumann. “São grandes personalidade, que experimentaram grande sucesso dentro e fora da quadra, mas também se destacaram pelo caráter que mostraram e pelo esforço para promover o esporte.”

Paula marcou época no início da década de 90 e, ao lado de Hortência, formou a dupla responsável por alguns dos principais títulos do basquete feminino brasileiro. Com elas, o Brasil faturou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana, foi campeão do Mundial de 1994, na Austrália, e levou a prata na Olimpíada de Atlanta, em 1996.

A ex-jogadora é a quinta representante brasileira no Hall da Fama, sendo a segunda mulher, ao lado justamente de sua ex-companheira Hortência. Entre os homens, os representantes do País são Amaury Passos, Ubiratan Pereira Marciel e Oscar Schmidt.

 

Confira a classe de 2013 do Hall da Fama da Fiba:

JOGADORES

Jean-Jacques Conceição (Angola)

Teresa Edwards (Estados Unidos)

Andrew Gaze (Austrália)

Paula Gonçalves (Brasil)

David Robinson (Estados Unidos)

Zoran Slavnic (Sérvia)

TÉCNICOS

John ‘Jack’ Donohue (Canadá)

Cesare Rubini (Itália)

Pat Summitt (Estados Unidos)

ÁRBITROS

Valentin Lazarov (Bulgária)

Costas Rigas (Grécia)

COLABORADORES

Aldo Vitale (Itália)