Vincenzo Nibali conquista o título do Giro D’Italia

O italiano Vincenzo Nibali conquistou neste domingo o principal título da sua carreira ao vencer o Giro D’Italia, umas três principais provas do ciclismo mundial – as outras são a Volta da França e a Volta da Espanha. Nibali, da equipe Astana, terminou a 96ª edição da prova com uma vantagem de 4min43 para o colombiano Rigoberto Uran, que ficou em segundo lugar, e 5min52 à frente do australiano Cadel Evans, o terceiro colocado.

Nibali havia passado perto da vitória do Giro D’Italia outras duas vezes, em 2010, quando ficou na terceira colocação, e em 2011, quando foi vice-campeão. Dessa vez, o italiano assumiu a liderança da prova na sétima etapa, quando passou a vestir a camiseta rosa, destinada ao primeiro colocado, e não mais a perdeu.

O seu triunfo praticamente foi assegurado nas duas últimas etapas de montanha, vencidas por ele, o que ajudou Nibali a aumentar a sua vantagem. Neste domingo, então, ele enfim pôde celebrar seu triunfo. “Realmente desfrutei desta etapa. É incrível ver todas essas pessoas em torno do trajeto. Essa vitória coroa o sonho da minha vida”, afirmou.

A etapa deste domingo foi vencida pelo britânico Mark Cavendish, que registrou um tempo de 5 horas, 30 minutos e 8 segundos nos 206 quilômetros entre Riese Pio X e Brescia. Foi a sua 15ª vitória em uma etapa do Giro D’Italia e a quinta nesta edição da prova – ele já havia a vencido a primeira, a sexta, a 12ª e a 13ª etapas.

Voltar ao topo