Pressão

Marquinhos Santos pode estar com os dias contados no Coritiba

A eliminação precoce da Copa do Brasil colocou em xeque o técnico Marquinhos Santos à frente do Coritiba. Na véspera da estreia na principal competição nacional, a sobrevivência do treinador, e de seu projeto no clube, passa pelo desempenho nas cinco rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro. A partir de amanhã, às 18h30, no Couto Pereira, o objetivo é somar a maior quantidade de pontos possíveis, até a pausa no calendário para a Copa das Confederações – período de intertemporada, entre 15 e 30 de junho, que poderá ser utilizado para acertar, definitivamente, a equipe. Caso não alcance a meta de pelo menos 10 pontos em 15 disputados, o ambiente pelos lados do Alto da Glória, bem como a pressão da torcida, tende a ficar insustentável para Marquinhos Santos.

Sair da Copa do Brasil, eliminado por um time que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro – o Nacional -, causou um estrago grande no planejamento do Coritiba. Tanto que ontem o clima era de velório no CT da Graciosa. O técnico Marquinhos Santos, por exemplo, que comandou uma atividade técnica com os reservas, praticamente entrou mudo e saiu calado do gramado.

No dia em que completou 34 anos, ele driblou a imprensa e não quis conversa. No entanto, dias antes, em conversa com a Tribuna, desabafou: “Vejo a necessidade de ter uma continuidade de treinamento. Quando nós planejamos e tivemos semanas abertas de treinamento houve uma evolução da equipe. Claro que erramos, e temos muito o que evoluir, mas estamos atentos e trabalhando para que possa desenvolver um bom Campeonato Brasileiro”, disse.

Sem falar diretamente sobre a situação do técnico, o vice-presidente do Coritiba, Paulo Thomaz de Aquino, avalia que o trabalho do treinador precisa ser dividido em duas partes. Em uma delas, Marquinhos Santos atingiu a meta e foi tetracampeão estadual. Em outra, frustrou o clube. “Dentro do planejamento, conquistamos nosso primeiro objetivo, que passava pelo tetracampeonato estadual. Mas nos frustramos com o segundo, que era evidentemente avançar até as fases agudas da Copa do Brasil. Mas o trabalho segue e amanhã temos já temos o Atlético-MG pela frente”, pondera.