Campeão do Giro D’Itália de 2007 cai de novo por doping

O ciclista italiano Danilo Di Luca, campeão do Giro D’Itália de 2007, deu positivo para EPO em um teste surpresa realizado em sua casa antes da prova deste ano, anunciaram nesta sexta-feira os organizadores da prova. Se a contraprova confirmar o resultado, Di Luca corre o risco de uma suspensão vitalícia, já que este é o seu terceiro delito.

“Eu não estava esperando isso. Foi uma surpresa para mim. Estou decepcionado”, disse Di Luca ao deixar o hotel onde sua equipe, a Vini Fantini, está hospedada. “Vou pedir para analisarem a contraprova, em seguida, podemos falar de novo”.

A União Ciclística Internacional suspendeu provisoriamente Di Luca, que foi atacado por organizadores da prova e membros da equipe Vini Fantini. “Danilo traiu o ciclismo, mais uma vez”, disse Mauro Vegni, diretor do Giro D’Itáia. “Mas estou feliz que não seja um jovem ciclista. Danilo pertence a uma geração que competiu através do sistema de doping”.

O teste foi realizado em 29 de abril, cinco dias antes do Giro começar. “Di Luca é um idiota. Eu nunca quis ele”, disse Luca Scinto, diretor da Vini Fantini. “Di Luca está doente. Ele precisa ser ajudado”, completou, garantindo que foi contra a chegada do ciclista de 37 anos. “Os patrocinadores escolheram ele, e agora têm que assumir a responsabilidade”, finalizou.

Em 2009, Di Luca recebeu uma suspensão de dois anos depois de testar positivo durante o Giro para CERA. Essa punição foi posteriormente reduzida para nove meses após ele colaborar com as autoridades antidoping da Itália. Ele também perdeu a segunda colocação e a vitória de duas etapas da tradicional prova em 2009.

Depois de vencer o Giro 2007, Di Luca foi posteriormente suspenso por três meses em razão das visitas frequentes ao médico Carlo Santuccione, acusado de ser o mentor de um esquema de doping.

O Giro termina no domingo e Di Luca está em 26º lugar na classificação, 33 minutos e 33 segundos atrás do líder geral, o italiano Vincenzo Nibali. Este é o segundo caso da edição deste ano da prova. Antes, o francês Sylvain Georges testou positivo para o estimulante heptaminol após a sétima etapa. A 19ª etapa, que seria realizada nesta sexta, foi cancelado devido à neve.

Voltar ao topo