Contra o Nacional, Coritiba vive faca de dois gumes

Contra o Nacional-AM, às 19h30, no Couto Pereira, Coritiba vive os dois lados de uma decisão. A partida que pode classificar o Coxa para a 3.ª fase da Copa do Brasil também pode colocar em xeque boa parte do planejamento do clube para a temporada. Se emplacar uma boa atuação, e reverter o placar desfavorável – perdeu por 4 x 1 no jogo de ida – , o Alviverde prova que a goleada sofrida na Amazônia foi um acidente de percurso. De quebra, ainda ganha confiança para a estreia no Campeonato Brasileiro, domingo, contra o Atlético-MG. Em contrapartida, se deixar o campo eliminado, será grande o clamor das arquibancadas por mudanças na equipe e na sua filosofia de jogo.

Deixar a Copa do Brasil de maneira precoce também impactaria nos cofres do clube. Ano passado, a expressiva campanha que culminou com o segundo vice-campeonato consecutivo da competição nacional rendeu R$ 3,14 milhões de premiação ao Coritiba. Este ano, os valores pagos pela CBF são ainda maiores: o campeão pode receber até R$ 6 milhões. Já uma eliminação na 2.ª fase, sob o aspecto econômico, renderia apenas 600 mil ao Coxa.

Por todos esse aspectos, o jogo passou a ser encarado como um divisor de águas para o Coritiba. Não foi à toa que os treinamentos foram muito intensos na segunda, terça e quarta-feira. Precisando de um placar elástico -3 x 0, no mínimo -, o técnico Marquinhos Santos apostou em calibrar a pontaria de meio-campistas e atacantes. “Foi exaustivamente trabalhado isso (finalizações). Até no escuro (nesta época do ano anoitece mais cedo em Curitiba) ficamos trabalhando a pontaria dos meias e atacantes. Nossa necessidade dentro da partida é fazer gols”, disse.

Com os desfalques dos lesionados Escudero, Willian e Rafinha, o treinador alviverde promove a entrada de Pereira, na zaga; Júnior Urso, na contenção do meio-campo e Geraldo, no ataque. Entretanto Marquinhos Santos, bem como a torcida Coxa, aposta suas fichas numa boa atuação do meio-campo Alex. Ausente da partida de ida, o jogador pode e deverá fazer a diferença hoje. “Ele faz (a diferença). Precisamos fazer um bom jogo e construir o placar, e o Alex passa por essa condição. É um atleta que faz a diferença e que o adversário tem uma preocupação maior dentro do jogo. Mas é preciso ter o equilíbrio e a consciência de que não podemos entrar pensando no terceiro gol antes de marcar o primeiro”, finaliza.

Nacional-AM

O Nacional-AM vem a Curitiba com a vantagem de três gols no placar, mas também com as barbas de molho. Atuando com a mesma formação que goleou o Coritiba por 4 x 1 no jogo de ida, a equipe manauara sucumbiu diante do Princesa do Solimões no primeiro jogo da decisão do Campeonato Amazonense, domingo passado, perdendo por 3 x 1. Além da derrota, três titulares deixaram o campo lesionados. Entre eles, os laterais Amaral e Bigú, peças fundamentais para o técnico Aderbal Lana, que hoje deve apostar num ferrolho.