Chega a hora do Atlético testar pré-temporada de 90 dias

Será nas primeiras cinco rodadas do Campeonato Brasileiro que o Atlético poderá testar se a extensa pré-temporada de 90 dias valeu à pena. Com apenas três jogos oficiais, o Rubro-Negro terá uma suposta vantagem – sob o aspecto físico – nos duelos contra Fluminense, Cruzeiro, Flamengo, Ponte Preta e Vitória, já que essas equipes vêm de disputas estaduais, Copa do Brasil, Copa Nordeste e Copa Libertadores da América.

No CT do Caju, a fase pré-Copa das Confederações é vista como a oportunidade para acumular gordura no Brasileiro, haja vista que depois do torneio da Fifa as outras 19 equipes da competição voltarão tão descansadas quanto o Furacão. Serão quase 30 dias de intertemporada para os clubes da Série A, período que poderão usar para recuperar seus elencos para as próximas 33 rodadas, para a sequência da Copa do Brasil e, no caso de Atlético-MG e Fluminense, para a Libertadores, caso avancem para as semifinais.

Neste ano, quando retorna à elite do futebol nacional, o Atlético relegou a disputa do Campeonato Paranaense e deixou sua equipe sub-23 representá-lo no Estadual. Oficialmente, o time principal do Rubro-Negro jogou duas vezes contra o Brasil de Pelotas e uma contra o América-RN – todas pela Copa do Brasil. Bem diferente dos demais adversários da Série A. O São Paulo, por exemplo, já acumula 31 partidas em quase cinco meses de temporada. É a equipe da Primeira Divisão que mais entrou em campo este ano, com média de um jogo a cada 4 dias e meio. Duas outras equipes de São Paulo seguem na lista das equipes que mais jogaram em 2013: Corinthians (30) e Portuguesa (29).

A escassez de jogos oficiais do Atlético é tanta que, entre outros participantes da Série A, o Náutico, que é a segunda equipe que menos entrou em campo em 2013, atuou 15 vezes, ou seja, cinco vezes mais que o Furacão. Agora, cabe ao elenco atleticano mostrar se a pré-temporada prolongada do time em 2013 será ou não o diferencial rubro-negro na volta à Primeira Divisão.