Campeã olímpica nos 1500m, turca é acusada de doping

Campeã olímpica nos 1.500 metros nos Jogos de Londres, a corredora turca Asli Cakir Alptekin pode perder a medalha conquistada em 2012 por causa de uma denúncia de doping. A informação foi revelada nesta sexta-feira pela Iaaf (sigla em inglês para Associação Internacional de Federações de Atletismo).

O porta-voz Nick Davies explicou que a atleta foi acusada por causa de variações anormais no sangue em seu passaporte biológico, ferramenta que elabora um perfil genético dos atletas para eventuais investigações antidoping.

Davis também confirmou denúncia sobre a corredora Nevin Yanit. Natural da Turquia, assim como Alptekin, Yanit pode perder o título europeu na prova dos 60 metros com barreira em março deste ano, na Suécia. Na Olimpíada, foi a quinta colocada na final dos 100 metros com barreira.

Os dois casos já estão sendo investigados pelas autoridades esportivas da Turquia. “Se foram condenadas, elas perderão as medalhas. Por enquanto, apenas vão ficar fora das competições enquanto o processo legal é finalizado”.

Alptekin pode não apenas perder a medalha olímpica como também corre o risco de ser banida do esporte por ser reincidente. Em 2004, ela foi punida com uma suspensão de dois anos por testar positivo no Mundial juvenil. Em Londres, no ano passado, ela faturou o ouro nos 1500 metros, com o tempo de 4min10s23.

Voltar ao topo