Vice da Indy exalta pista e brasileiros aprovam mudanças

O circuito de rua do Anhembi já foi alvo de críticas pelo excesso de ondulações e pela dificuldade de absorção da água da chuva, mas os elogios dos envolvidos na atual etapa de São Paulo da Fórmula Indy dão o tom antes da disputa da corrida deste domingo. Vice-presidente executivo da categoria, Greg Gruning declarou que a pista é uma das suas favoritas no calendário da Indy.

“Eu amo esse circuito por várias razões, amo a reta oposta, a mais rápida dos nossos circuitos de rua”, disse Gruning, lembrando que a reta da Marginal do rio Tietê possui uma extensão de quase 1,5 quilômetro. “Todo ano que venho, gosto do produto que recebemos e de como somos tratados. Não dá para ser melhor”, completou.

Os elogios do dirigente ganharam eco dos pilotos brasileiros que vão participar neste domingo da etapa de São Paulo da Indy. “Fui fazer uma filmagem no Sambódromo e me arrepiei ao ver o pôr do sol, com toda aquela estrutura montada. Isso não existe em lugar nenhum e me sinto orgulhosa como brasileira e paulistana”, disse Bia Figueiredo.

Para Tony Kanaan, a pista de São Paulo deveria servir como referência para os outros circuitos de rua do calendário da Indy. “Sou presidente da associação de pilotos e sempre comento que o pessoal dos Estados Unidos deveria usar o circuito de rua daqui como referência para os outros”, comentou.

Os organizadores da prova em São Paulo decidiram alargar a área das curvas 1 e 2 e também reduziram a altura das zebras de entrada e saída de todas as 11 curvas do circuito de rua do Anhembi. Hélio Castroneves elogiou as mudanças, que devem deixar a pista mais rápida.

“A zebra era muito alta, tive problemas no ano passado e bati na saída do S do Samba”, lembrou. “Com zebras mais baixas, a pista vai ficar mais rápida e isso vai se refletir nos tempos de volta, pois o piloto vai atacar mais nas curvas. Mas acho que o principal será o aumento da segurança na largada e nas relargadas, pois o pessoal vai se espremer, mas vai ter mais espaço, o que vai evitar acidentes”, analisou.

Assim, até as ondulações no circuito de rua do Anhembi foram minimizadas pelos pilotos brasileiros. “A Indy tem essa característica. E aqui são muito ágeis para mudar aquilo que achamos ruim”, disse Helinho. “Todos circuitos de rua tem ondulações. Não existe um que não tenha”, completou Bia. “Sinto orgulho, não é puxação de saco”, concluiu.

Todos esses elogios serão colocados em teste na manhã deste sábado, para quando estão previstos os primeiros treinos livres da etapa de São Paulo da Indy. A corrida de domingo tem largada marcada para as 12h30.

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