Com um a mais, Atlético derrota São Paulo no Morumbi

Após renascer das cinzas no fim da fase de grupos da Copa Libertadores, o São Paulo levou um balde de água fria do Atlético Mineiro na noite desta quinta-feira. Com um jogador a menos desde os 34 minutos do primeiro tempo, o time de Ney Franco levou uma virada por 2 a 1, no Morumbi, no jogo de ida das oitavas de final, e ficou em situação delicada na competição.

O revés contra o time de Ronaldinho obriga o São Paulo a vencer o jogo da volta por dois gols de diferença na partida da volta, na próxima quarta, no Independência, em Belo Horizonte. Ao Atlético, que ainda não perdeu no reformado estádio mineiro, um empate ou até uma derrota por 1 a 0 será o suficiente para garantir a vaga nas quartas de final.

Será o terceiro confronto seguido entre as duas equipes. O São Paulo vinha embalado pelo triunfo sobre os mineiros por 2 a 0 na rodada final da fase de grupos. E parecia confirmar o bom momento no primeiro tempo desta quinta, quando abriu 1 a 0 e dominava o rival com certa facilidade.

No entanto, a expulsão de Lúcio ainda no primeiro tempo mudou o panorama do duelo. O Atlético aproveitou a vantagem numérica e buscou o empate com Ronaldinho no fim da etapa inicial. Depois do intervalo, Diego Tardelli sacramentou a virada e assegurou a vantagem para o jogo da volta.

O JOGO – Renascido depois de estar perto da eliminação precoce na fase de grupos, o São Paulo buscou forças na torcida para fazer um início de jogo eletrizante. Dominante, impôs pressão dos atleticanos e abriu o placar aos 8 minutos. Aloísio acelerou pela direita e cruzou rasteiro na área. Ganso dominou com tranquilidade, cortou o marcador e deu assistência para Jadson só empurrar para as redes.

O gol incendiou a partida. Sem Aloísio – deixou o gramado mais cedo com dores na virilha após a corrida que originou o lance do gol -, o São Paulo contou com rápidas, mas frustradas, investidas de Ademílson para assustar a defesa mineira. O jovem atacante desperdiçou três boas chances aos 14, 31 e 32 minutos.

O time da casa apresentava maior volume de jogo e surpreendia a defesa rival exibindo maior agilidade e veloz saída de bola. Ganso era o principal artífice dos lances, que surgiam naturalmente no ataque são-paulino. A vitória, até com um bom placar, parecia questão de tempo para os anfitriões.

Até que Lúcio, um dos jogadores mais experientes em campo, fez falta violenta em Bernard e foi expulso de campo aos 34 minutos. Ney Franco sacou Ademílson e reforçou a zaga com Rhodolfo, reduzindo o poder de fogo do ataque.

O Atlético, por sua vez, aproveitou o momento mais favorável e passou a cadenciar o jogo, desacelerando o ritmo dos anfitriões. A igualdade em campo foi confirmada no placar aos 41. Após cobrança de escanteio, Ronaldinho subiu na segunda trave e escorou de cabeça para as redes.

Depois de um primeiro tempo eletrizante, o Atlético voltou para a etapa final disposto a “cozinhar” o São Paulo. Impor seu domínio no meio-campo, diante do anfitrião recuado, e passou a fazer investidas pontuais. Em uma delas, Diego Tardelli virou a partida. Ele recebeu passe de Marcos Rocha e bateu na saída de Rogério Ceni, aos 13 minutos.

Mais consistente, o Atlético assumiu definitivamente as rédeas da partida diante de um rival cambaleante. Aos 25, o time da casa sofreu outra importante baixa ao perder Rhodolfo, machucado. Sem mais substituições, o São Paulo se segurou na defesa e até tentou surpreender em contra-ataque, sem sucesso.

Antes do jogo da volta, os dois times voltam a campo no domingo para partidas decisivas. O São Paulo recebe o Corinthians para o clássico no mesmo Morumbi, às 16 horas, pela semifinal do Paulistão. No mesmo horário, o Atlético vai enfrentar o Tombense, no Independência, na partida da volta da semifinal do Mineiro – venceu a ida por 2 a 0.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 1 x 2 ATLÉTICO-MG

SÃO PAULO – Rogério Ceni; Paulo Miranda, Lúcio, Rafael Tolói, Carleto; Wellington, Denilson, Jadson, Ganso; Osvaldo e Aloísio (Ademílson, Rhodolfo, Douglas). Técnico: Ney Franco.

ATLÉTICO-MG – Victor; Marcos Rocha, Réver, Gilberto Silva, Richarlyson; Leandro Donizete (Josué), Pierre, Ronaldinho, Bernard (Luan); Diego Tardelli (Rosinei) e Jô. Técnico: Cuca.

GOLS – Jadson, aos 8, e Ronaldinho, aos 41 minutos do primeiro tempo. Diego Tardelli, aos 13 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Marcos Rocha, Leandro Donizete, Bernard, Josué.

CARTÃO VERMELHO – Lúcio.

ÁRBITRO – Antonio Arias (Fifa/Paraguai).

RENDA – R$ 2.971.070,00.

PÚBLICO – 57.401 pagantes.

LOCAL – Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Voltar ao topo