Chelsea e Benfica vencem e vão à final da Liga Europa

Chelsea e Benfica vão decidir o título da Liga Europa. O time inglês confirmou o favoritismo diante do modesto Basel, enquanto os portugueses reverteram a vantagem do Fenerbahçe e avançaram a sua segunda final da competição europeia. As duas equipes venceram seus jogos nesta quinta-feira por 3 a 1.

Atual vencedor da Liga dos Campeões, o Chelsea contou com gol do brasileiro David Luiz para chegar a sua segunda decisão consecutiva de um torneio continental. Será a primeira final na Liga Europa.

Já o Benfica disputará o jogo decisivo pela segunda vez. Na primeira, foi vice-campeão na temporada 1982/83. O time português exibe melhor histórico na Liga dos Campeões, com dois títulos, em 1960/61 e 1961/62. A final desta Liga Europa está marcada para o dia 15 de maio, em Amsterdã.

Entre os dois finalistas, o Chelsea foi quem teve menos trabalho. Após vencer o jogo de ida contra o Basel por 2 a 1, na Suíça, o time inglês voltou à carga e faturou a partida da volta, no Stamford Bridge, por 3 a 1. Placar agregado de 5 a 2.

Jogando em casa, o Chelsea mal chegou a ser ameaçado pelos suíços. O Basel abriu 1 a 0 nos acréscimos do primeiro tempo, com gol de Salah, mas o resultado geral ainda favorecia os anfitriões.

Para evitar qualquer perigo, Torres empatou aos 5 da segunda etapa. E Moses virou dois minutos depois. No mesmo embalo, David Luiz sacramentou a vitória e a classificação em grande estilo. Aos 14, o zagueiro brasileiro encheu o pé, de fora da área, e acertou o ângulo direito do goleiro, em um golaço.

Em Lisboa, o Benfica suou para obter a classificação. Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, na Turquia, o time português venceu a partida da volta pelo placar de 3 a 1, suficiente para neutralizar a vantagem dos turcos. Um segundo gol classificaria os visitantes com base no critério de gol fora.

O triunfo começou a ser construído logo aos 9 minutos, com gol de Gaitan. O Fenerbahçe, no entanto, reagiu na sequência e igualou aos 23, em pênalti convertido por Kuyt. Na base da pressão, o Benfica retomou a dianteira ao marcar o segundo aos 35, com Cardozo.

Na etapa final, o mesmo Cardozo anotou o gol salvador aos 22. O jogo, que já estava bom, ficou mais quente e o Benfica precisou conter a pressão do Fenerbahce para se garantir na decisão.