Helinho mira agressividade para abrir vantagem na Indy

O brasileiro Hélio Castroneves lidera o campeonato da Fórmula Indy após a disputa de três provas, apesar de não ter vencido nenhuma delas. Com um segundo, um terceiro e um 10º lugar, o piloto da Penske descarta a possibilidade de ser cauteloso na etapa de São Paulo, que será disputada neste domingo no circuito de rua do Anhembi, e promete um estilo agressivo para realizar o sonho de vencer no Brasil e ampliar a sua vantagem na dianteira da classificação.

“O momento é muito bom para seguir adiante, expandir a liderança. É tentar vencer, o que é um sonho de qualquer brasileiro”, disse o piloto. “Espero que nesse ano, por estar em um momento muito bom, consiga criar força. Acho que ser ofensivo é o lado correto. Tem muito pela frente no campeonato”, completou.

Helinho avaliou que um bom resultado em São Paulo pode ser bom psicologicamente, principalmente porque Will Power, seu companheiro na Penske e que venceu as três provas disputadas em São Paulo, faz um início de temporada irregular. O australiano está na oitava posição no campeonato, com 62 pontos, 37 a menos do que o brasileiro.

“A categoria é competitiva e este é um momento importante psicologicamente. Meu adversário é muito forte, então tenho que aproveitar esse momento para ser ofensivo”, afirmou o brasileiro da Penske.

Helinho, porém, descartou a condição de favorito para a etapa de São Paulo da Indy e passou a condição exatamente para Power. “O legal é que a competição está muito alta, até por ser o segundo ano do carro, todos já sabem os macetes. Esse favoritismo, em uma categoria tão disputada, é complicado. Ele venceu as três provas aqui, então é o favorito”, comentou.

Apesar de prometer agressividade, Helinho reconhece que a consistência é a responsável pelo seu bom início de temporada. “Estou contente. Não tinha pensado, mas é o melhor começo da minha carreira. Na primeira corrida (em São Petersburgo), deveria ter vencido, mas errei e fui segundo. Mesmo que a última corrida não tenha sido boa, estou sendo consistente”, avaliou Helinho.