Zanon quer explorar jogo coletivo na seleção de basquete

Ao comandar seu primeiro treino desde que assumiu a seleção brasileira feminina de basquete, nesta quinta-feira, em Americana, no interior de São Paulo, o técnico Zanon deu algumas diretrizes de como será seu trabalho. Com um grupo renovado, para dar oportunidade a jovens jogadoras, ele revelou que pretende valorizar o jogo coletivo.

Contratado no final de março, Zanon reuniu a seleção pela primeira vez na quarta-feira, para realizar um período de treinos em Americana que vai culminar com a disputa de dois amistosos contra equipes da WNBA nos Estados Unidos – o Brasil enfrentará o Atlanta Dream e o Washington Mystics, respectivamente nos dias 13 e 15 de maio.

“Foi um prazer e muita emoção comandar esse primeiro treino com meninas tão jovens, mas que estão determinadas na busca de uma evolução”, afirmou Zanon, que convocou um grupo de 14 jogadoras com idade média de 22,6 anos. Ele disse que, nesse estágio inicial, quer dar experiência internacional e chance para todas mostrarem seu valor.

“É um grupo bastante jovem que quero aplicar novos conceitos. A filosofia que gostaria que as meninas absorvessem é crescente, de um jogo coletivo e com uma defesa e ataques fortes”, avisou Zanon, garantindo estar preparado para o desafio de comandar a seleção “O tamanho da minha motivação é o tamanho da responsabilidade que terei pela frente.”