Polícias mantêm esquema de segurança para o clássico Atletiba

O baixo número de ocorrências registradas no Atletiba realizado há duas semanas, na Vila Olímpica do Boqueirão, fez a Polícia Militar e os demais organismos de segurança repetirem o esquema adotado para o duelo entre Atlético e Coritiba, que acontece domingo, às 15h30 no mesmo local. Trata-se do primeiro jogo decisivo do Campeonato Paranaense e, ao todo, serão mais de mil homens entre policiais e guardas municipais que estarão atuando na prevenção de distúrbios no entorno do estádio Érton Coelho Queiroz, nos principais terminais da Capital e na Região Metropolitana de Curitiba.

Com a expectativa de que toda a carga de 8 mil ingressos seja adquirida pelos torcedores, a Polícia Militar, diferentemente do que ocorreu no clássico passado, realizou, ontem à tarde, reunião envolvendo representantes dos clubes, das facções organizadas e dos demais organismos de segurança que também vão trabalhar no clássico de domingo. “Esse contato com os representantes das torcidas é importante. Quanto mais o trabalho for realizado em conjunto, melhor. Isso tem ajudado bastante a diminuir o número de ocorrências. No último Atletiba, realizado no mesmo local, tudo ocorreu perfeitamente bem. Decidimos adotar o mesmo sistema para a primeira final”, explicou o major Dorian Cavalheiro, chefe de planejamento do 1.º Comando Regional da PM.

A exemplo do que aconteceu no clássico realizado no dia 21 de abril, pela penúltima rodada da primeira fase do Estadual, os policiais militares estarão nas ruas a partir do meio-dia e 18 pontos serão bloqueados ao redor do estádio, em dois perímetros. Haverá também o policiamento em pontos estratégicos da cidade, em terminais de ônibus e estações tubo. O major Dorian Cavalheiro orienta que as duas torcidas cheguem por ruas diferentes, já que os acessos para ambas acontecem pela mesma rua. “Vamos montar uma barreira policial e dividir as duas entradas. Pedimos que a torcida do Atlético chegue pela rua Pastor Antônio Polito. Por ali acontece o acesso tanto para o setor social quanto das arquibancadas. Para os torcedores do Coritiba, pedimos que eles venham pela rua Maestro Carlos Frank”, avisou.

Durante a reunião, ficou definido que os torcedores do Coritiba poderão usar as camisas da sua facção organizada e terão direito a entrar com uma faixa na Vila Olímpica. Para a torcida atleticana estão liberadas camisas, faixas, bandeiras e instrumentos de percussão. Haverá ainda a escolta das duas torcidas organizadas de suas respectivas sedes. Enquanto os torcedores coxas-brancas deixam o Alto da Glória a partir das 13h, os atleticanos deixarão a sede, localizada ao lado da Arena da Baixada, às 13h30. Haverá também a escolta para a volta de ambas as torcidas para as suas sedes.