Com um a menos, Grêmio vence Santa Fé pelas oitavas

O Grêmio passou por grandes dificuldades, mas venceu o Independiente Santa Fé por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Olímpico, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Sem a presença de Vanderlei Luxemburgo, suspenso, Elano liderou a equipe, que superou a expulsão de Cris para abrir vantagem no confronto. Com a vitória, o time brasileiro joga por um empate no jogo da volta, em Bogotá, no dia 16.

Como o técnico Vanderlei Luxemburgo está suspenso por seis jogos, o time gaúcho foi orientado pelo auxiliar Roger Machado na beira do gramado. Quando já ganhava por 1 a 0, no início do segundo tempo, perdeu o zagueiro Cris, expulso por ter feito o pênalti que resultou no gol de empate para o adversário.

Pressionado pela eliminação precoce do Campeonato Gaúcho, o Grêmio tentou imprimir um ritmo forte ao jogo em busca de uma vitória que lhe desse uma boa vantagem para o jogo de volta, em Bogotá, e espantasse a desconfiança da torcida com o potencial do time. Mesmo sem ser brilhante, dominou o primeiro tempo, criou quatro chances, marcou um gol e não passou por grandes sustos.

Aos dez minutos, Elano, que estava voltando ao time depois de longo afastamento por contusão, acertou a trave de Camilo Vargas. Aos 16, chutou muito perto. E, aos 28, Vargas abriu o placar, concluindo de cabeça um cruzamento de Alex Telles. Pouco depois, aos 31, Fernando chutou de longe, para fora. As três conclusões do Santa Fé foram de longe, desviadas, e não exigiram trabalho do goleiro Dida.

Tudo mudou no segundo tempo. Aos sete minutos, o zagueiro Cris fez um pênalti desnecessário em Cuero e, como já tinha cartão amarelo, foi expulso. Pérez cobrou e empatou, tornando o jogo dramático para os gremistas. O time brasileiro partiu para o ataque, mas sentiu a falta de um jogador e passou por alguns momentos de desorganização enquanto o colombiano tocava a bola quando estava de posse dela.

Na pressão, o tricolor criou uma boa chance aos 26 minutos, quando Barcos, após cobrança de escanteio, cabeceou muito perto da meta defendido por Camilo Vargas. E de novo passou à frente no placar aos 35 minutos.

Guilherme Biteco cruzou da esquerda, a zaga afastou, Fernando dominou a bola e, de fora da área, mandou um chute certeiro no canto do goleiro do Santa Fé. No fase final do jogo, os colombianos voltaram a atacar. Aos, 43 minutos Pérez cabeceou por cima e aos 46 minutos Valencia chutou de longe, mas Dida defendeu e garantiu o triunfo parcial.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 2 x 1 INDEPENDIENTE SANTA FÉ

GRÊMIO – Dida; Pará, Cris, Bressan e Alex Telles (Guilherme Biteco); Fernando, Souza, Elano (Gabriel) e André Santos; Vargas e Barcos (Kleber). Técnico: Roger Machado (auxiliar).

INDEPENDIENTE SANTA FÉ – Vargas; Roa, Valdés, Meza e Garcia; Bedoya (Valência), Torres, Anchico e Pérez; Cuero (Borja) e Medina. Técnico: Wilson Gutiérrez.

GOLS – Vargas aos 28 minutos do 1º tempo; Pérez aos 10 e Fernando aos 35 minutos do 2º tempo.

CARTÕES AMARELOS – Fernando, Roa, Meza, Bedoya, Medina e Cuero.

CARTÕES VERMELHOS – Cris.

ÁRBITRO – Patrício Loustau.

RENDA – R$ 1.895.151,00.

PÚBLICO – 34.437 pagantes (35.650 no total).

LOCAL – Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Voltar ao topo