Russa prata olímpica é suspensa por 10 anos por doping

A Federação de Atletismo da Rússia anunciou que a lançadora de disco Darya Pishchalnikova foi suspensa por 10 anos por doping e vai perder a sua medalha de prata olímpica. Com o resultado positivo de um exame antidoping, ela perde todos os resultados obtidos desde 20 de maio de 2012, incluindo a prata conquistada na Olimpíada de Londres no ano passado.

A russa, de 27 anos, deu positivo para a substância proibida oxandrolona em uma nova análise de uma amostra recolhida em um teste fora de competição realizada em maio de 2012. O resultado original foi negativo, mas sua amostra foi verificada novamente meses depois com base em um método de teste mais avançado introduzido pela Agência Mundial Antidoping.

Com isso, a chinesa Li Yanfeng vai herdar a medalha de prata, enquanto o bronze da disputa do lançamento de disco na Olimpíada de Londres ficará com a cubana Yarelys Barrios. A disputa foi vencida pela croata Sandra Perkovic.

Pishchalnikova cumpriu anteriormente uma suspensão de dois anos, entre 2007 e 2009, por doping. “É uma situação triste. É horrível quando essas coisas acontecem aos nossos atletas”, disse Valentin Balakhnichev, presidente da Federação de Atletismo da Rússia, ao jornal esportivo Sovetskiy Sport. “Eu posso apoiar um atleta, mas quando todos provam sua culpa não há nada a contestar. Nesta situação, é praticamente uma violação criminosa e não podemos apelar para mudar a situação”.

Voltar ao topo