Nem sempre o melhor ganha o título do Estadual

Por causa de vários regulamentos diferentes, não é incomum um time terminar uma competição como a melhor campanha, mas não conquistar o título e nem disputar a final. É o que pode acontecer com o Londrina neste Campeonato Paranaense.

Com 48 pontos conquistados, e 15 vitórias, o Tubarão já garantiu a melhor campanha geral no Estadual, mesmo que perca para o Coritiba no próximo domingo. Porém, tem grandes chances de não disputar o título. Caso o Atlético ganhe do Operário, o LEC irá amargar uma terceira colocação na classificação final, por não ter vencido nenhum dos dois turnos (vencidos por Coritiba e Atlético, neste caso).

Mesmo parecendo estranho, não será o primeiro caso no Estadual em que o melhor não vence. Em 98 edições do campeonato, esse roteiro se repetiu três vezes. A primeira ocorreu em 1957, exatamente nos mesmos moldes do regulamento atual, com turno e returno e os campeões de cada fase indo para a final. O Coritiba faturou o primeiro turno, enquanto o Ferroviário levou o segundo. Porém, quem acabou com a melhor campanha geral foi o Atlético, vice-campeão do turno e quinto colocado no returno. No total, o Furacão somou 29 pontos, enquanto o Coxa fez 27 e o Boca-Negra somou 28. Na classificação final, o Alviverde aparece com 31 pontos por conta dos 4 pontos somados nas duas vitórias sobre o Ferroviário na decisão (até 1993, a vitória valia apenas dois pontos).

Em 1978, em um regulamento complicado, o Londrina acabou pagando o pato – como pode se repetir este ano. O Tubarão somou 30 pontos, quatro a mais que Coritiba e Atlético, que foram para a decisão e editaram aquela histórica final de três 0 x 0 e recordes sucessivos de público no Couto Pereira. Somadas, as três partidas arrastaram mais de 150 mil pessoas. A dupla Atletiba terminou o Estadual com 29 pontos, e o Coxa campeão.

Por fim, a última vez que o melhor do campeonato não chegou à final foi em 1992, quando o Paraná Clube somou 41 pontos e terminou em terceiro, atrás de Londrina (campeão) e União Bandeirante (vice) que chegaram à decisão com 33 pontos. A diferença em relação aos outros dois torneios em que o time que mais somou pontos não chegou à final é que o Tricolor acabou caindo diante do União Bandeirante em uma fase mata-mata, nas semifinais.

Voltar ao topo