Acidente na Arena Castelão deixa dois operários feridos

Um cabo de sustentação da coberta da Arena Castelão, em Fortaleza, se rompeu nesta quarta-feira, ferindo operários que faziam a manutenção da estrutura. O rompimento do cabo não abalou a coberta do estádio e logo foi substituído. Por meio de nota explicativa, o consórcio, que administra a nova arena, informou que o acidente não foi relevante e que a manutenção de “equipamento recentemente inaugurado é uma rotina”.

Para provar que o rompimento não foi grave, o consórcio também confirmou a realização dos jogos do Campeonato Cearense marcados para esta mesma quarta-feira e quinta. Na noite desta quarta, jogam Ferroviário e Fortaleza e na quinta tem Ceará e Guarani de Juazeiro do Norte.

O acidente ocorreu no fim da manhã, quando dois operários que faziam a manutenção se desequilibraram com o rompimento do cabo. Felizmente, eles conseguiram se equilibrar e evitar ferimentos maiores.

Uma testemunha que não quis se identificar disse que os operários chegaram a rolar na estrutura coberta, quando conseguiram se segurar para não cair de altura superior a 100 metros. A testemunha destacou que no momento do acidente houve um grande estrondo e que os operários não utilizavam equipamentos de segurança adequados, como capacetes e cordas de sustentação.

Na nota oficial, os engenheiros da Arena Castelão lembraram que diariamente serviços de manutenção são feitos em toda a estrutura do estádio. “Faz parte desses serviços o procedimento de ajustes dos tirantes de cabos de aço que integram a coberta do estádio, e que por se tratar de uma estrutura nova, os tirantes recebem os serviços até que se estabilizem”. A empresa responsável ressaltou que ação é de rotina e “que nada de mais grave aconteceu com os operários”.

A Arena Castelão, entregue pela presidente Dilma Rousseff em 17 de dezembro do ano passado, sendo a primeira das 12 arenas para Copa de 2014 a ser inaugurada, vem apresentando problemas após sua inauguração. No dia 21 de março, parte da vidraça de um corredor que dá acesso às cabines de imprensa caiu. Na época, a Arena Castelão Operadora de Estádios S.A. esclareceu que a vidraça danificada foi do andar do prédio central do estádio e ela tinha se soltado “provavelmente depois que algum transeunte bateu no vidro e quebrou a peça”.

Segundo o consórcio, o vidro de larga espessura, fortemente parafusado em quatro pontos, não se soltaria sozinho da estrutura em que ficava preso. “As câmeras de segurança do setor não captaram o momento do incidente porque não alcançam o local onde a vidraça estava. Diante do ocorrido, a peça de vidro ficou trincada, se despedaçou e caiu, sem, no entanto, provocar prejuízo maior nem acidente.”

Voltar ao topo