Zero a zero já é goleada para o Paraná Clube

O Paraná Clube entra em campo classificado para a segunda fase da Copa do Brasil. Só que para confirmar essa condição, frente ao São Bernardo-SP, o time do técnicoToninho Cecílio não pode sofrer gols a parir das 19h30, no Ecoestádio. Por isso, a vantagem conquistada com o empate por 1 x 1, no ABC paulista, não terá grande relevância no comportamento do time. “É uma vantagem muito pequena. Não irei considerá-la na definição da estratégia de jogo”, assegurou o treinador, prometendo um Tricolor ofensivo e sem medo de jogar.

Toninho preferiu não dar pistas sobre a escalação do time. O volante Ricardo Conceição participou de todo o treinamento de ontem, recuperado de dois “tostões” que levou na partida frente ao Cianorte. Mesmo assim, sua presença é incerta. “Vamos reavaliá-lo na concentração”, disse o médico Jonathan Zaze. Com Conceição no time, é provável que o Tricolor tenha quatro jogadores no meio-campo. Resta saber se Cecílio utilizaria Dudu ou Rubinho no setor, que conta com Zé Luís, Ricardo Conceição e Lúcio Flávio.

Mesmo testando um 3-5-2 no domingo passado, Toninho dá a entender que a estratégia só será colocada em prática diante de uma necessidade, e no transcorrer da partida. “É importante que os jogadores tenham uma variação já trabalhada. Com o Gabriel Marques, posso fazer essa mudança sem trocar peças. É bom, pois não gosto de um time engessado”, disse o treinador. Assim, a tendência é que o Paraná comece a partida com uma linha de quatro defensores, com Gabriel Marques e Gilton nas laterais.

Após 22 jogos no ano, o Tricolor ainda persegue um maior equilíbrio. Com boas atuações nos clássicos, o time deixou a desejar em jogos contra adversários menores. Por isso, mesmo com maior tradição, todos evitam falar em favoritismo. “Teremos um jogo duríssimo pela frente. Eles têm um time de boa qualidade e que virá com uma formação diferente daquele primeiro jogo. Precisamos estar atentos do início ao fim”, comentou o zagueiro Anderson, já prevendo um duelo à parte com Fernando Baiano.

Mesmo não abdicando de uma postura ofensiva, é certo que o Paraná aposta na boa fase do goleiro Luís Carlos para a confirmação da vaga. Dono da camisa 1, ele sofreu 18 gols nesta temporada, em 20 jogos disputados. O Paraná tem a 3.ª melhor defesa do Estadual, atrás somente de Coritiba e Londrina.