Destino de Toninho Cecílio pode ser definido amanhã

O jogo de amanhã, às 19h30, no Janguito Malucelli, frente ao São Bernardo-SP, define mais do que o futuro do Paraná Clube na Copa do Brasil. A diretoria, ao que tudo indica, espera o resultado do jogo para iniciar (ou não) conversações para a renovação de contrato com o técnico Toninho Cecílio. Tudo isso a um mês da largada da Série B – maior desafio do clube na temporada. Após o empate por 1 x 1 no ABC Paulista, o Tricolor tem vantagem e garante classificação caso não sofra gols.

Porém, qualquer empate a partir de dois gols leva o “caçula” São Bernardo à segunda fase. “Temos que estar preparado para tudo. Eles têm um time bem ajustado e com bom poder de fogo”, lembrou Cecílio. O Bernô, no domingo passado, assegurou permanência na elite paulista ao golear o Oeste, em Itápolis, por 4 x 0. Com direito a três gols do experiente Fernando Baiano.

O Tricolor sabe que terá que atuar “no limite”, tentando repetir suas melhores jornadas no ano (nos jogos contra Coritiba, Atlético e Londrina). No primeiro confronto desta Copa do Brasil, mesmo tendo seu time quase completo, o Paraná penou para conseguir o 1 x 1 frente aos reservas do São Bernardo. O time de Toninho Cecílio segue apresentando muitas oscilações na temporada, sem conquistar plenamente a confiança de seu torcedor.

O desempenho no 1.º turno do Estadual dava a impressão de que o Paraná seria um dos candidatos ao título. Porém, o grupo não conseguiu sustentar a campanha na segunda metade da competição e há algum tempo joga apenas para cumprir tabela. “Tivemos uma queda grande. Nós sabemos disso. É preciso reagir já, pois esse grupo tem potencial para jogar mais”, afirmou o volante Zé Luís. Poupado do jogo frente ao Cianorte, sábado, ele pode reaparecer no time amanhã.

Toninho ainda não definiu a equipe, tampouco o sistema a ser aplicado. Ao que tudo indica, mesmo testando o 3-5-2 no fim de semana, ele irá manter a formatação utilizada com maior frequência até aqui: um 4-3-3. Cecílio só antecipou que, apesar da vantagem, não irá adotar uma postura mais cautelosa frente ao São Bernardo. “É claro que temos que saber jogar a competição e ter um perfeito entendimento do regulamento. Mas jogamos em casa e é importante buscar a vitória. Nossa característica é priorizar o ataque”, arrematou.