ZR do Paranaense tem uma vaga pra 5 times

Enquanto todos os olhos se voltam para a acirrada briga pelo título do 2.º turno do Campeonato Paranaense, com cinco clubes ainda com chances de conquistar a taça, outros cinco times fazem uma disputa ainda mais equilibrada e, também, mais angustiante: lutar contra o rebaixamento. Até aqui, apenas o Nacional já confirmou seu retorno para a Segunda Divisão.

Faltando mais três jogos para o término do Estadual, Toledo, Cianorte, Arapongas, Rio Branco e Paranavaí estão separados entre si por apenas três pontos. Até mesmo nos critérios de desempate a briga está embolada. No quesito vitórias, o Leão do Vale tem uma vantagem até confortável (6 contra 4 dos outros quatro) mas tem o terceiro pior saldo, com 8 negativo, além ser o segundo que mais perdeu no campeonato (11 derrotas). Já em número de gols marcados, a diferença entre o melhor e o pior ataque entre os cinco, é de apenas seis. E todos ainda dependem de apenas suas forças para escapar da degola.

Para deixar ainda mais disputada esta briga, vão acontecer mais três confrontos diretos entre esses times. A começar pela próxima rodada, entre Cianorte e Toledo. Uma vitória do Porco fora de casa pode até livrá-lo do rebaixamento, desde vença e Rio Branco e Paranavaí percam para Coritiba e Londrina, respectivamente. A mesma combinação vale para o caso de vitória do Leão do Vale, justamente por conta dos outros confrontos diretos.

O Rio Branco, por sua vez, mesmo estando em situação delicada, ainda fará dois confrontos diretos. O primeiro, na 10.ª rodada, será contra o Paranavaí, com quem está rigorosamente empatado em número de pontos, vitórias e saldo de gols, mas leva vantagem no gols marcados (20 a 17). Se o Vermelhinho perder os dois jogos que faz diante da sua torcida, o Rio Branco pode se livrar vencendo apenas o confronto direto. Na última rodada, o Leão da Estradinha ainda vai encarar o Arapongas, fora de casa.

O Arapongão, aliás, entre os concorrentes, virou um “intruso” inesperado. Vindo de quatro derrotas consecutivas, o clube despencou na classificação e agora está apenas dois pontos da zona de rebaixamento. No entanto, a situação ainda é “confortável”. Um triunfo diante do Paraná Clube no domingo será o suficiente para o time escapar da queda, desde que, assim como para Toledo e Cianorte, Rio Branco e Paranavaí percam na rodada.

Voltar ao topo