Dilma: ‘Brasil hoje é diferente daquele da Copa de 50’

Em seu discurso na inauguração da Arena Fonte Nova, em Salvador, palco do terceiro estádio entregue para a Copa do Mundo de 2014, a presidente Dilma Rousseff destacou nesta sexta-feira as mudanças pelas quais os Brasil passou desde 1950, quando o País recebeu o Mundial pela primeira vez e tinha à frente os anos da ditadura.

“O Brasil é hoje radicalmente diferente daquele que enfrentou a Copa de 50. Somos democracia consolidada. Naquela época, à nossa frente tínhamos anos terríveis. Hoje somos uma democracia que cresce e compartilha os frutos daquele sofrimento”, disse Dilma, que chegou a ficar com os pés descalços na Fonte Nova para dar um chute na bola, no centro do gramado, e dar “o pontapé inicial” para a inauguração do estádio.

Dilma afirmou, ainda, que se “um país que é capaz de lutar pela superação da pobreza, tem de lutar contra todas as formas de discriminação”. Nesse contexto, ela citou a questão do acesso às populações marginalizadas, dando como exemplo o enfrentamento do problema das cotas raciais.

Também reforçou que o Brasil foi um dos países que melhor utilizaram o crescimento para melhorar o padrão de vida da população. “Receber a Copa da Confederações, a Copa do Mundo e a Olimpíada nos honra a todos. Vamos dar um show também fora das quatro linhas, daí a importância deste estádio”, declarou Dilma, ao se referir à Arena Fonte Nova e aos eventos que serão abrigados em série pelo País.