Ecoestádio é vetado para o Atletiba do próximo dia 21

Se pretendia mandar o clássico contra o Coritiba no Ecoestádio, o Atlético terá de rever suas intenções. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) e a Polícia Militar do Paraná já se proncunciaram, e são contras. Prevendo uma possível tentativa do Furacão de oficializar o Janguitão como local do duelo, que acontece dia 21 de abril, os dois organismos uniram forças, se anteciparam e enviaram, na terça-feira passada, ofícios à Federação Paranaense de Futebol impedindo a realização do jogo no Barigui.

Segundo a assessoria de imprensa do MP-PR, a promotora de justiça da Defesa do Consumidor, Cristina Corso Ruaro, enviou o ofício para a FPF com base no relatório elaborado pelo coronel Milton Isack Fadel Júnior, responsável pelo 1.º Comando Regional da Polícia Militar, que confirmou que a partida, se realizada no Ecoestádio, trará alto risco aos torcedores. Assim, nos dois ofícios, enviados pelo MP-PR e pela PM, foram enumerados diversos fatores de risco que embasam a proibição da realização do clássico Atletiba no Janguitão.

Foi sustentado que o Ecoestádio não oferece mínima condição de segurança para receber o duelo entre os dois times de maior torcida da Capital, além de a partida coincidir com o feriado de Tiradentes, causando grande movimentação na entrada e saída de veículos na BR-277, que liga Curitiba ao interior do Estado. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do MP-PR, a exemplo da PMPR, além de proibir a realização do Atletiba no Ecoestádio, pediu uma resposta da FPF em cinco dias úteis. O prazo vence segunda-feira. Até lá, a federação terá de indicar um local para a realização do jogo, que pode acontecer até fora de Curitiba.

A partir disso, a diretoria do Atlético passa a correr contra o tempo para arranjar uma casa para o Rubro-Negro disputar o clássico. As opções na Capital são poucas. O Couto Pereira não será cedido pelo Coritiba; a Vila Capanema está com o gramado em reformas e a Vila Olímpica do Boqueirão comporta apenas 9.999 torcedores. Portanto, o Atletiba da penúltima rodada do returno tem boas chances de ser realizado longe de Curitiba.