Coritiba tem novo adversário na Copa do Brasil

O Coritiba já sabe quem será seu primeiro adversário na Copa do Brasil – competição que, após dois vice-campeonatos seguidos, virou obsessão pelos lados do Alto da Glória. O Sousa Esporte Clube, da Paraíba, ganhou a vaga que até então pertencia ao CSP. A troca de adversário se deu no tapetão do Superior Tribuna de Justiça Desportiva (STJD) ontem. A partida de ida, ainda não oficializada pela CBF, deve acontecer no dia 17, no estádio Marizão, em Sousa. Caso o Coxa não vença por dois gols de diferença, e haja necessidade do jogo de volta, o confronto ocorre dia 25, no Couto Pereira.

Enfrentar um clube paraibano na Copa do Brasil não será novidade para o Alviverde. Há até um “trauma” com relação a isso. Na campanha de 2005 a equipe foi eliminada pelo Treze, nas oitavas de final. Aquele, aliás, foi um ano difícil na história do clube. Nas finais do Estadual de 2005, o Coritiba foi batido, nos pênaltis, pelo rival Atlético. Depois de fazer um desmanche, negociando jogadores como o goleiro Fernando Prass, o zagueiro Miranda e o lateral Rafinha, o time degringolou no Campeonato Brasileiro e acabou rebaixado.

Já pela Copa do Brasil, depois de eliminar o CFZ-DF e o Náutico, a equipe sucumbiu diante do Treze da Paraíba. Na oportunidade, o Coritiba era comandado pelo técnico Antônio Lopes, hoje diretor de futebol do Atlético. No primeiro jogo, realizado no estádio Pinheirão, o Coxa, escalado com Fernando Prass, Miranda, Rubens Junior, Jucemar, e Ricardinho; Reginaldo Nascimento, Marcio Egídio, Jackson e Capixaba; Marciano e Nunes, venceu por 2 x 1. Na partida de volta, 1 x 0 para o time paraibano, que pelo gol marcado em Curitiba seguiu na competição.

Passados oito anos, o momento do Coritiba é outro. Classificado por antecipação às finais do Estadual, o clube segue um planejamento que visa as disputas da Copa do Brasil e do Brasileiro 2013. A experiência de bater na trave duas vezes seguidas em 2011, quando perdeu para o Vasco, e no ano passado, quando o cobiçado título ficou nas mãos do Palmeiras – deixou o Coxa calejado. Agora, considerado um time copeiro, conquistar o título do torneio que leva à Libertadores de 2014 é a menina dos olhos da diretoria alviverde.