No Pacaembu, Santos pega São Caetano pelo Paulistão

O jogo contra o São Caetano, nesta quinta-feira, às 19h30, no estádio do Pacaembu, pela 17.ª e antepenúltima rodada do Campeonato Paulista, será mais uma oportunidade para Muricy Ramalho fazer ajustes no Santos com vistas às fases decisivas do Estadual e o início da caminhada na Copa do Brasil – na próxima quarta contra o Flamengo, no Piauí. Com os desfalques confirmados de Bruno Peres (lesão no adutor da coxa esquerda), Edu Dracena (recupera-se de tendinite no joelho esquerdo) e Arouca (dores na coxa direita), o treinador vai fazer experiências na defesa e no meio de campo.

Galhardo será o lateral-direito, Neto, o zagueiro central e Guilherme Santos deve ser mantido na esquerda, apesar da recuperação de Léo. É provável que Durval seja o único remanescente da zaga titular no jogo desta quinta. No meio de campo, a tendência é que Muricy Ramalho mantenha o novato Alan Santos, que foi bem diante do Oeste, no último domingo, em Bauru, embora Marcos Assunção tenha se recuperado da lesão de grau um na coxa direita. O último jogo do volante foi contra o Corinthians, no dia 3 do mês passado.

“Substituir Dracena é muito difícil. Ele é uma pessoa muito influente, que tem muitos títulos, cara que sempre faz boas partidas”, disse Neto, após o treino desta quarta, no CT Rei Pelé. Testado e aprovado nas primeiras rodadas do Paulistão, ele é a opção de Muricy Ramalho para deixar a defesa mais equilibrada por ser mais veloz que a dupla titular. “Tento fazer a minha parte, respeitando os companheiros, porém tenho consciência de que estou agradando a todos. Tenho a minha autocrítica e sei que estou jogando bem. Também sei que preciso melhorar para estar bem quando o treinador precisar de mim”.

Mesmo com a preocupação de Muricy Ramalho de poupar jogadores para não ter surpresas desagradáveis nas fases decisivas do Paulistão, Neymar, Montillo, Giva e Cícero não terão descanso. É que as vitórias do time estão diretamente ligadas ao quarteto. Além disso, o treinador quer melhorar o entendimento entre eles, principalmente de Giva com Neymar e Montillo, para chegar às quartas de final com maior poderio ofensivo.

Neymar, que conseguiu espantar a má fase com o gol que marcou na vitória por 2 a 1 contra o Oeste, quebrando o jejum de seis jogos, passa por um momento de adaptação à uma nova função, tanto no Santos como também na seleção brasileira. A orientação de Muricy Ramalho é para que ele atue um pouco mais atrasado, pelo meio, para ajudar na articulação das jogadas e aparecer de surpresa na frente, aproveitando os espaços criados pela movimentação de Giva. “Neymar entendeu que naquele setor não é possível ficar driblando e tem evoluído no aspecto coletivo”, afirmou o treinador.

Com 32 pontos, o Santos garante a classificação às quartas de final se derrotar o São Caetano. Com poucas possibilidades de desalojar o São Paulo (tem 35 pontos e o jogo atrasado contra o fraco União Barbarense) do primeiro lugar, o seu objetivo passou a ser terminar a fase no G4 para decidir a vaga para as semifinais na Vila Belmiro. Depois do São Caetano, vão sobrar apenas os jogos contra União Barbarense, em Limeira, e o Penapolense, em casa.

Voltar ao topo