Mais democrática, Copa do Brasil começa nesta quarta

Para comemorar a 25.ª edição da Copa do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu mudar a fórmula do torneio mais democrático do futebol brasileiro. Estendida até o segundo semestre, inclusive com a presença de clubes que disputam a Copa Libertadores e, consequentemente, menos chances de zebras, a competição terá início nesta quarta-feira com 13 jogos.

Considerado desde o início da sua história como caminho mais curto para a Libertadores, a Copa do Brasil deve durar oito meses, já que a final está prevista para os dias 20 e 27 de novembro. Para suprir esta mudança no calendário, a CBF teve que alterar a fórmula a começar pelo número de participantes. Apesar disto, a regra de eliminação com vitória por dois gols de diferença no jogo de ida das duas primeiras fases está mantida. A premiação segue a mesma: uma vaga na competição continental.

Foram definidos 86 times, de todos os Estados do Brasil. Por erro da CBF, uma das vagas teve que ser definida em campo porque a entidade errou na distribuição de vagas. Isto porque o Acre ultrapassou o Espírito Santo no novo ranking de Federações da CBF e, por isso, teria direito a duas vagas na Copa do Brasil de 2013. Como os capixabas já haviam definido seus dois representantes, a CBF estabeleceu um mata-mata entre Atlético-AC e Desportiva-ES para decidir qual dos dois iria à fase principal. Estes times disputaram uma seletiva pela última vaga – vencida pela equipe do Espírito Santo.

Neste primeiro momento, 80 clubes disputarão 40 vagas na segunda fase e seguirão vivos na competição pelos 20 lugares da terceira fase. Os dez times sobreviventes desta três etapas se juntam, na fase de oitavas de finais, a Corinthians, Fluminense, Atlético Mineiro, Grêmio e Palmeiras, atual campeão – todos representantes brasileiros da Libertadores – e ao Vasco, que ocupa a vaga do São Paulo, único grande que ficará de fora por ter conquistado a Copa sul-americana.

O Estado de São Paulo terá o maior número de participantes – serão 13 no total. Além de Corinthians e Palmeiras, estarão na disputa Portuguesa, Barueri, São Caetano, Bragantino, Santo André, Santos, Guarani, Santos, Ponte Preta, São Bernardo e Noroeste. Serão quatro times em campo nesta quarta, nenhum da elite do Campeonato Paulista.

OS JOGOS – Eliminados ainda na primeira fase da Série A2 paulista, Barueri e Santo André terão duelos fora de casa. O primeiro enfrenta o Cianorte, no estádio Albino Turbay, no Paraná, enquanto que o time do ABC, campeão do torneio em 2004, enfrenta o Veranópolis, no estádio Antônio David Farina, no interior do Rio Grande do Sul.

Na elite do Campeonato Brasileiro, porém, na segunda divisão do futebol paulista, a Portuguesa encara o Navairaiense, no Mato Grosso do Sul, às 22 horas. Um pouco antes, às 20h30, o Noroeste, que passa por grande crise e acaba de ser rebaixado para a Série A3, recebe o Criciúma, campeão em 1991, no estádio Alfredo Castilho, em Bauru.

Além do time catarinense e do Santo André, outros três campeões fazem a sua estreia nesta quarta. Vencedor em 2008, o Sport encara o Vitória da Conquista, no estádio Lomanto, no sul da Bahia. Mais tarde estarão em campo dois favoritos ao título. Às 22 horas, o bicampeão – 1990 e 2006 – Flamengo enfrenta o Remo, no estádio Mangueirão, enquanto que o Internacional, vencedor em 1992, se aventura contra o Rio Branco-AC, na Arena da Floresta, em Rio Branco.

Na quinta estavam previstos dois jogos, mas apenas a Ponte Preta entrará em campo para enfrentar o Itabaiana, em Sergipe. Isto porque a CBF acatou uma decisão judicial do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) impedindo a realização do duelo entre CPS-PB e Coritiba. O Sousa-PB impediu a realização do jogo na Justiça cobrando uma vaga no torneio.

Na próxima semana, outros 24 jogos encerrarão os jogos de ida da primeira fase, com a estreia de outros grandes clubes como Cruzeiro, Santos e Botafogo.

Confira os jogos de ida da 1.ª rodada da Copa do Brasil:

Quarta-feira

16 horas

Resende-RJ x Caxias-RS

Ceilândia-DF x Ceará-CE

Bangu-RJ x Betim-MG

19h30

Brasil-RS x Atlético-PR

20h30

Cianorte-PR x Barueri-SP

Veranópolis-RS x Santo André-SP

Guarani-CE x Santa Cruz-PE

Noroeste-SP x Criciúma-SC

21h30

Nacional-AM x Águia-PA

22 horas

Naviraíense-MS x Portuguesa-SP

Vitória da Conquista-BA x Sport-PE

Rio Branco-AC x Internacional-RS

Remo-PA x Flamengo-RJ

Quinta-feira

21h50

Itabaiana-SE x Ponte Preta-SP

Quarta-feira (10/04)

16 horas

Santa Cruz-RN x ASA-AL

20h30

Arapongas-PR x São Caetano-SP

Gurupi-TO x América-MG

Confiança-SE x Guarani-SP

Salgueiro-PE x Boa-MG

Volta Redonda-RJ x Avaí-SC

Luziânia-DF x Fortaleza-CE

Desportiva-ES x Figueirense-SC

Aracruz-ES x Joinville-SC

Tupi-MG x Luverdense-MT

Cametá-PA x Atlético-GO

Oratório-AP x Goiás-GO

Campinense-PB x Sampaio Corrêa-MA

21 horas

Ji-Paraná-RO x América-RN

São Raimundo-RR x Paysandu-PA

21h30

Fast Clube-AM x CRB-AL

22 horas

Águia Negra-MS x Bragantino-SP

CSA-AL x Cruzeiro-MG

Flamengo-PI x Santos-SP

Crac-GO x Náutico-PE

Quinta-feira (11/04)

20h30

Parnahyba-PI x ABC-RN

21h30

São Bernardo-SP x Paraná-PR

21h50

Maranhão-MA x Bahia-BA

22 horas

Mixto-MT x Vitória-BA

Quarta-feira (17/04)

20h30

Sobradinho-DF x Botafogo-RJ

Voltar ao topo