Aldo destaca preparação ‘excepcional’ de BH para Copa

Belo Horizonte recebeu nesta terça-feira a última das seis reuniões de alinhamento e integração dos Planos Operacionais da Copa das Confederações, realizados nas cidades-sede do torneio. E este encontro final foi marcado por elogios do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ao trabalho de preparação de Belo Horizonte para o torneio deste ano e também para a Copa do Mundo de 2014.

“Minas e a sua capital têm tido um desempenho que consideramos excepcional no esforço de preparação para a Copa. Algumas obras já entregues, outras em execução, mas principalmente tudo sob o controle e rigoroso acompanhamento da prefeitura e do governo”, disse.

O Mineirão foi o segundo estádio a ficar pronto para a disputa da Copa das Confederações, logo depois do Castelão, em Fortaleza. No dia 24 de abril, ele receberá um importante teste para a Copa das Confederações, com o amistoso entre as seleções do Brasil e Chile. Além disso, Tiago Lacerda, secretário para a Copa em Minas Gerais, destacou que o centro de segurança para o torneio já está pronto.

“Inauguramos há 15 dias um Centro Integrado de Comando e Controle, já pensando que a operação da Copa trará um legado para Minas e para o Brasil, porque agentes de segurança estão sendo treinados. Fizemos uma completa análise de risco para esses eventos de 2013 e 2014. Foi criado um grupo de inteligência que vai ser permanente para a segurança pública. Temos já iniciado o planejamento para o jogo entre Brasil e Chile, nosso evento-teste oficial para a Copa das Confederações. Na saúde, agora em maio estão previstos dois grandes simulados, no Aeroporto de Confins e no Mineirão. Então realmente estamos afunilando o trabalho, detalhando as ações”, afirmou.

Antes de Belo Horizonte, as reuniões de alinhamentos foram realizadas em Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador com a intenção de discutir detalhes e coordenar ações em áreas estratégicas: telecomunicações, energia, coleta e controle de ingressos, vigilância sanitária, segurança, aeroportos, transporte e mobilidade, acomodação e receptivo turístico, saúde, cultura, meio ambiente, comunicação e voluntariado.

Ricardo Trade, chefe-executivo do Comitê Organizador Local, fez um balanço positivo das reuniões. “Belo Horizonte é a última escala que vamos fazer nessa etapa, e posso ser testemunha do tremendo sucesso que tem sido esse tipo de reunião, com o envolvimento de todas as autoridades. Todos estão a fim de fazer dessa Copa das Confederações o sucesso que ela já demonstra ser com a venda de ingressos”, disse.