Mineirinho vence etapa de Bells Beach da elite do surfe

O brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, venceu a etapa de Bells Beach, na Austrália, do circuito mundial do surfe, o ASP World Tour. O triunfo na segunda etapa da temporada 2013 foi garantida com uma vitória na final sobre o norte-americano Nat Young, realizada nesta terça-feira (no horário local). Assim, Mineirinho fez história e se tornou o primeiro surfista sul-americano a vencer a etapa de Bells Beach.

“Este evento aqui em Bells é um dos mais importantes no Tour para mim”, disse Adriano de Souza no pódio. “Surfistas como o Andy Irons, Kelly Slater, meu herói Mick Fanning, todos eles já tocaram o sino aqui. Tenho vindo aqui há muitos anos, amo esse lugar e estou muito feliz agora”, comemorou o brasileiro, que celebrou a conquista após superar dificuldades no início deste ano.

“Vivi um momento difícil recentemente, comecei 2013 sem um patrocinador pela primeira vez em muitos anos. Eu tinha que acreditar que alguma empresa iria acreditar em mim e aconteceu, então quero agradecer a marca Pena por ter acreditado em mim e aqui estou. Eu tenho um monte de gente pra agradecer, mas tudo que quero fazer agora é tocar o sino”.

A vitória de Mineirinho acontece exatamente antes dele competir em casa no campeonato, pois a próxima etapa será no Rio. “A próxima etapa é no Brasil e esta vitória aqui foi muito importante para mim”, disse Mineirinho. “Eu me sinto confortável competindo em casa, mas também tem uma pressão a mais por isso. Quero aproveitar esta vitória, depois recarregar as forças e espero conseguir surfar bem no Brasil”.

Na campanha para faturar o título em Bells Beach, Mineirinho derrotou o australiano Mick Fanning, campeão desta etapa no ano passado, nas quartas de final por 14,33 pontos a 13,76. Nesta mesma fase, os brasileiros Filipe Toledo e William Cardoso acabaram sendo eliminados.

Nas semifinais, Mineirinho venceu o sul-africano Jordy Smith por 18,44 a 18,40 pontos e se classificou para a decisão contra Young, que bateu o australiano Taj Burrow por 15,10 a 14,33. A final foi liderada desde o início pelo surfista brasileiro, que ganhou por 16,26 pontos contra 15,83. Apesar da derrota, o norte-americano comemorou a sua participação em Bells Beach.

“Foi um grande evento para mim”, disse Young, que disputou apenas a sua segunda etapa na elite do surfe. “Competir aqui já era um sonho para mim. Eu assisti os surfistas neste evento minha vida toda, tem muita história por trás dele e estou muito contente só por estar aqui. Fazer a final então, nem tenho palavras para isso. É claro que eu queria ganhar, queria tocar o sino tanto quanto qualquer outro surfista do circuito. Cheguei perto disso este ano, mas o vice-campeonato também é um grande resultado para mim”.

Com o resultado, o norte-americano Kelly Slater, que venceu a primeira etapa deste campeonato, permanece na liderança do ASP World Tour, com 11.750 pontos, apenas 50 a mais do que Fanning e Burrow. Mineirinho subiu para a quarta colocação, com 10,5 mil pontos, logo à frente de Young e Smith. Já Toledo atingiu o nono lugar, com 6.950 pontos.

A próxima etapa, a terceira do campeonato, será disputada no Rio a partir do dia 9 de maio. O havaiano John John Florence foi o campeão da etapa brasileira no ano passado.

Voltar ao topo