Futebol também faz parte da história de Curitiba

Hoje em dia, o torcedor que vai aos estádios conta com diversas opções de lanches para matar a fome durante os jogos. Tem pipoca, cachorro-quente, pizza e salgadinhos. Porém, os mais antigos jamais esquecem o famoso pão com bife, que era pedida certa ao longo das partidas e que, aos poucos, foi perdendo espaço nos estádios.

Divisão de torcidas

Atualmente, os estádios contam praticamente com apenas a torcida do clube mandante. Só 10% do espaço são destinados para os visitantes. Antigamente, era normal, em dias de clássicos, os estádios estarem divididos meio a meio. Em alguns casos, nem mesmo havia divisão de torcidas, deixando a rivalidade apenas dentro de campo.

Povão

Se a cada ano que passa o preço dos ingressos e do programa de sócios fica mais caro, afastando os torcedores dos estádios e elitizando o futebol, alguns anos atrás o esporte era do povão. Com casa cheia e pessoas de todos os níveis sociais acompanhando a partida, a democracia e a emoção tomavam conta das arquibancadas.

Aspirantes

Antigamente, categorias de base não eram algo comum no futebol. No entanto, as preliminares entre os aspirantes atraiam tanto público quanto o jogo principal. Vários bons jogadores  foram revelados assim.

Torneio Início

Era tradição os campeonatos estaduais abrirem a temporada com a disputa de torneios início. As equipes se reuniam numa cidade e jogavam duelos de 15 minutos, em que o escanteio valia tanto quanto um gol. O time que sobrasse, após os confrontos mata-mata, era declarado campeão.

Voltar ao topo