Fifa muda arbitragem da Copa e troca Seneme por Ricci

A Fifa confirmou nesta terça-feira a mudança do árbitro brasileiro na Copa do Mundo de 2014. Reprovado em testes físicos, o paulista Wilson Luiz Seneme vai dar lugar ao mineiro Sandro Meira Ricci no Mundial a ser disputado em solo nacional. Outros dois juízes foram alterados na lista provisória da Fifa.

Wilson Luiz Seneme e Leandro Vuaden estavam pré-selecionados para a Copa, mas tiveram suas chances reduzidas de ir ao evento ao serem reprovados nos testes físicos realizados pela Fifa, em dezembro do ano passado, no Paraguai. Na ocasião, somente Meira Ricci foi aprovado.

Os resultados dos testes, porém, não confirmavam ou descartavam nenhum dos árbitros para o Mundial. A oficialização de Meira Ricci só foi anunciada nesta terça. O brasileiro vai representar o País formando trio com dois assistentes ainda não confirmados. A Fifa só permite um trio de arbitragem por país na Copa do Mundo.

A lista de 52 árbitros pré-selecionados pela Fifa teve outras duas mudanças, também na América do Sul. O argentino Nestor Pitana foi substituído pelo compatriota Diego Abal enquanto o uruguaio Martín Vazquez entrou no lugar de Roberto Silvera.

Além de fazer estas alterações, a Fifa manteve na lista o tunisiano Slim Jdidi, que foi suspenso pela Confederação Africana de Futebol por causa de erros cometidos na Copa Africana de Nações.

Árbitros e assistentes vão passar por sessões de treino durante quatro dias em abril, no Paraguai, Marrocos, Suíça, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos. Geralmente, a Fifa leva 30 trios de arbitragem para o Mundial.