Coxa já teve 35 goleadores na história do Paranaense

Caso os cinco jogadores se mantenham no topo até o final do Campeonato Paranaense, pela primeira vez na história a competição contará com cinco artilheiros em um mesmo ano. Até hoje, o recorde pertence à edição de 1927, quando quatro atletas marcaram oito gols e foram os artilheiros. Foram eles, Marreco, do Atlético; Emílio e Ernesto, do Coritiba, e Canhoto, do Palestra Itália.

Nas 98 edições já realizadas do Estadual, em 14 delas houve mais de um artilheiro na mesma temporada. A última vez foi em 2011, quando Bill e Davi, do Coritiba, e Giancarlo, do Cianorte, marcaram 12 vezes cada um.

Também não é raro a artilharia ser dividida por somente dois jogadores, fato que se repetiu 11 vezes. Em sete delas houve um representante coxa-branca, que em 2013 pode ser Alex. O Alviverde, aliás, é o clube que mais vezes teve o artilheiro do campeonato: 35 no total.

Um ponto curioso é que o Londrina, que conta com Celsinho e Neílson como dois dos cinco artilheiros deste ano, pode repetir o feito de 1981, quando teve os dois maiores matadores daquela temporada -Carlos Henrique e Paulinho marcaram 13 vezes cada um. Coincidentemente, o campeão naquela ocasião foi o Tubarão.