Correção: Brasileirão não terá clássicos até pausa

A nota enviada anteriormente continha um erro no primeiro parágrafo. O Cruzeiro enfrenta o Flamengo, não o Santos na última rodada. Segue a versão corrigida.

A CBF decidiu mudar radicalmente de postura com relação à ultima rodada do Campeonato Brasileiro. Se nos últimos anos a competição era encerrada com clássicos, agora o Nacional terá, na sua última semana, apenas confrontos colocando de um lado um dos 11 times ditos grandes e de outro os nove demais. Como era inevitável um choque entre grandes, a exceção será o duelo entre Flamengo e Cruzeiro.

O pedido para o fim dos clássicos nas duas últimas rodadas foi um pedido dos clubes à CBF, que atendeu a reivindicação. A novidade fica pela tentativa de evitar também os confrontos envolvendo cariocas, gaúchos, e os três grandes de São Paulo – o Palmeiras joga a Série B.

Desta forma, a tabela do Brasileirão 2013, anunciada nesta sexta-feira pela CBF, tem os clássicos concentrados no meio do turno. Eles começam exatamente depois da pausa para a Copa das Confederações, entre a quinta e a sexta rodadas. Assim, os primeiros clássicos, no fim de semana do dia 7 de julho, serão entre Fluminense e Botafogo, São Paulo e Santos.

Os clássicos regionais seguem por oito rodadas, apenas, até a 13.ª, quando Flamengo e Fluminense se enfrentam. Vale ressaltar que no segundo turno a ordem das rodadas é repetida.

A competição começa no fim de semana do dia 26 de maio. Nesta rodada, Santos e Flamengo jogam em Brasília para inaugurar o Estádio Nacional. A pausa para a Copa das Confederações vai de 9 de junho a 6 de julho e o primeiro turno chega ao fim em 8 de setembro. A rodada final será jogada em 8 de dezembro.

Voltar ao topo