Brasil leva vantagem em confrontos com a seleção da Itália

As seleções de futebol do Brasil e da Itália já se enfrentaram 14 vezes na história. A equipe brasileira leva vantagem nos confrontos contra os italianos, foram sete vitórias do Brasil, contra cinco da Itália.

Dos 14 jogos realizados, cinco foram em Copas do Mundo e na competição as seleções matem um equilíbrio nos resultados. Foram duas vitórias para cada lado, vitória da Itália na Copa da França de 1938 e na Espanha em 1982. O Brasil ganhou no México, em 1970, na final do torneio e na Argentina em 1978, na disputa pelo terceiro lugar. O único empate foi na final da Copa dos Estados Unidos, em 1994, quando o Brasil conseguiu o tetracampeonato nos pênaltis.

Há 30 anos a Itália não vence o Brasil. A última vitória italiana foi em 5 de julho de 1982, na segunda fase de grupos, quando a Azzurra se impôs por 3-2 no jogo de Barcelona, em que Paolo Rossi marcou os três gols que garantiram a Itália o acesso para a semifinal e, posteriormente, a conquista do título.

O último gol que a seleção italiana marcou contra o Brasil foi em 8 de junho de 1997, marcado por Alessandro Del Piero, que fez o ultimo dos três gols italianos, no empate em 3 a 3. No total, são 209 os minutos de jogos em que a Itália não marca nenhum gol contra o Brasil.

Pelo outro lado, dos nove jogos amistosos disputados em Genebra pela Azzurra, os italianos nunca perderam. Foram três vitórias e seis empates, em um total de 17 gols marcados, pelo menos um em cada jogo.