Coritiba enfrenta o Cianorte e quer acabar com a indecisão tática

Disposto a reencontrar o caminho das vitórias no Campeonato Paranaense, o Coritiba recebe hoje, às 16h, no Couto Pereira, a equipe do Cianorte. Quatro pontos separam o Coxa do topo da classificação do returno. Se ainda quiser conquistar o título desta fase do Estadual, evitando a decisão extra, o Alviverde precisa acabar com a indecisão tática. E é isso que o técnico Marquinhos Santos busca nesta 3.ª rodada. Depois do 4-4-2, do 4-3-3 e do 4-3-2-1, o treinador parece ter se decidido pelo 3-5-2. Se for isso mesmo, e com o retorno do volante Gil ao time, Pereira e Escudero disputam a vaga do suspenso Chico na defesa. O escolhido fará companhia a Luccas Claro e Leandro Almeida na zaga.

A dúvida sobre qual formação tática levar a campo tem tirado o sono de Marquinhos Santos. A displicência apresentada pelo Coritiba na largada do returno fez o técnico alviverde rever seus conceitos e repensar a formação da equipe. A intenção dele era, a partir do 2.º turno do Estadual, dar sequência ao sistema 4-4-2, já projetando o restante da temporada. Entretanto, o desempenho contra o Operário, e principalmente contra o Paranavaí, foi muito aquém do esperado e derrubou os planos do treinador.

Observando que o Coxa estava perdido em campo na quarta-feira passada, contra o ACP, o treinador voltou do intervalo no 3-5-2. O Coritiba, a partir daí, se encontrou no jogo e chegou a virar o placar antes de ceder o empate ao Vermelhinho. “Eu acho que foi um aspecto que influenciou, quando no intervalo nós conseguimos identificar a postura de jogo do Paranavaí, com a entrada do Luccas [Claro, que atuou como 3.º zagueiro]. Nós não podemos ficar presos somente a um sistema de jogo. É perigoso, pensando numa seqüência de Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, mas hoje [o 3-5-2] é o sistema que a equipe apresenta o melhor aproveitamento dentro dos jogos”, afirmou Marquinhos Santos.

No treinamento de ontem cedo, no Couto Pereira, o técnico não oficializou se a equipe atuará no 3-5-2, mas a presença de Gil na meia-cancha, no lugar de Lincoln – liberado para resolver problemas particulares – reforça a tendência. “Não era o início esperado, mas infelizmente aconteceu. Agora é esquecer esses jogos e focar no Cianorte. O campeonato está em aberto, e sabemos da nossa força para voltar a apresentar um bom futebol”, disse Gil, pronto para atuar em qualquer esquema tático.