Estadual viraria acesso para disputar a Copa Sul

Especialista em gestão de marketing no esporte e economista, o diretor da Pluri Consultoria, Fernando Ferreira, acredita que a alternativa para os times paranaenses melhorarem seus públicos fora do Campeonato Brasileiro seria o retorno da Copa Sul. Para ele, não há dúvida que um torneio que reúna adversários mais fortes e com condições para que as equipes daqui possam brigar pelo título atrairia os torcedores para os estádios. “É muito mais atrativo. Não há comparação. É um campeonato que reúne equipes de maior peso. Não é preciso ser mago pra perceber que se terá mais público. Além disso, é um título que está tranquilamente ao alcance dos times paranaenses e tem muito mais peso”, afirmou o especialista.

Para ele, um dos motivos para a falta de interesse do público no Campeonato Paranaense, exceto em clássicos ou jogos decisivos, está justamente no fato de o Estadual não ter atrativos convincentes ao longo das rodadas e de que, para os clubes grandes, ganhar um título em cima de adversários mais fracos já não motiva mais como no passado. “A rivalidade estadual pouco tem convencido os torcedores. O jogo precisa valer a pena. Você pega um campeonato com doze clubes, quando o Estado não tem representatividade para tanto. E são todos os Estados, não só aqui. O torcedor do Coritiba, por exemplo, pode comemorar o título esse ano, mas sem a mesma empolgação de anos atrás. Para ele já não é o suficiente ver o time ganhar o Estadual”, aponta.

Entretanto, Fernando Ferreira alerta que é preciso fazer do estadual um classificatório para o regional, sem vagas cativas, com a pior equipe de cada Estado na Copa Sul sendo rebaixada e dando lugar ao campeão estadual. Assim, seria uma forma de os clubes não se acomodarem e também valorizar o Paranaense – tanto para os grandes como para os pequenos. “Um regional seria interessante com o estadual sendo um classificatório para o regional. Um Coritiba ter que disputar um regional e um estadual seria pior do que está agora. Você cria rivalidades regionais. O clube precisa ter esperança. Se ficar na gangorra entre subir e cair, faz parte do futebol. Mas o que precisa ser garantido é que em cima tem um campeonato muito melhor, e se for feito um bom trabalho ele pode se manter ali”, completou.