Atlético pega o lanterna e vencer é mais que obrigação

O Atlético entra em campo hoje, às 15h30, no Ecoestádio, com apenas um pensamento para enfrentar o lanterna Nacional: vencer para entrar de vez na briga pelo título do 2.º turno do Estadual. Mais do que isso, os três pontos farão com que o time rubro-negro vá para o clássico de domingo, contra o Paraná Clube, na Vila Capanema, ainda mais confiante e ocupando, provavelmente, a coliderança da competição.

Com duas vitórias consecutivas – Operário (3 x 0) e Rio Branco (2 x 1) -, o time atleticano vai tentar cravar, pela primeira vez no Campeonato Paranaense, três vitórias consecutivas. A boa fase vivida pelo time atleticano empolgou o elenco, que já fala em objetivos maiores no 2.º turno, contrastando com a participação coadjuvante que o Atlético teve na primeira parte do Estadual. “A vitória sobre o Rio Branco foi muito importante. Vamos atrás do título do segundo turno. As vitórias dão cada vez mais confiança ao time, e cada um vai melhorando em campo. Vamos contar também com a presença do nosso torcedor, que é sempre um diferencial para buscarmos mais três pontos”, disse o zagueiro Bruno Costa, autor do gol da vitória atleticana por 2 x 1 sobre o Rio Branco.

Porém, para vencer o pior time do Estadual, o técnico Arthur Bernardes terá dois desfalques. O meio-campo Zezinho e o volante Renato, que atuou na rodada passada improvisado na lateral-direita, estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Na lateral-esquerda, Héracles, que voltaria de suspensão, foi chamado para os jogos-treinos do time principal, contra Goiás e Atlético-GO, e Anderson Tasca deve seguir entre os titulares.

Na lateral-direita, para o lugar de Renato, Arthur Bernardes deverá confirmar Léo, que estava atuando no time titular até o clássico Atletiba, quando foi expulso depois de um desentendimento com o atacante Deivid, do Coritiba. Já para o lugar de Zezinho, o treinador atleticano pode optar pelo armador Marcos Guilherme, de apenas 17 anos. O jovem jogador, que não iniciou nenhum jogo como titular, deverá formar a dupla de armadores ao lado de Harrison.

Esta será o terceiro jogo seguido que o técnico Arthur Bernardes vai escalar o Atlético com dois volantes de ofício e dois armadores. Assim, estarão responsáveis pelo setor de contenção do time rubro-negro os volantes Renan Foguinho e Hernani. Mesmo com a ineficácia apresentada no duelo contra o Rio Branco, o ataque atleticano será formado novamente por Douglas Coutinho e Júnior Barros.

O adversário atleticano não traz boas lembranças ao torcedor rubro-negro, já que o Nacional conquistou seu único ponto neste Campeonato Paranaense justamente contra o Atlético, no 1.º turno, quando as duas equipes empataram por 1 x1, em Rolândia. Pior do que isso, o time de Arthur Bernardes, em uma das suas piores atuações, conseguiu a igualdade depois de um pênalti inexistente marcado em cima do lateral-esquerdo Héracles, já nos acréscimos do 2.º tempo.

Nacional

Cada vez mais longe de conseguir escapar do rebaixamento para a Segunda Divisão estadual de 2014, o Nacional vai apostar todas as suas fichas neste duelo contra o Atlético, no Janguitão. Aliás, o Rubro-Negro foi o único time no 1.º turno a perder pontos para o time de Rolândia. Para este compromisso, o técnico Dirceu Mattos tem duas dúvidas: o zagueiro Fernando Presente, liberado pelo departamento médico, pode voltar ao time. Com isso, Cristian deve perder a titularidade. O volante Fernandinho, que sentiu dores musculares no 2.º tempo da derrota por 1 x 0 para o Paraná Clube, domingo passado, será reavaliado momentos antes do jogo. Se não reunir condições de enfrentar o Atlético, Jamaica deverá iniciar a partida. O restante do time deverá ser o mesmo que iniciou o duelo contra o Tricolor, no final de semana.